6º Festival CONTATO: Mesa de Abertura

Por Jéssica Agostinho *
Fotos por Thiago Jacot *

A Mesa de Abertura do 6º CONTATO ocorreu por volta das 17 horas do primeiro dia do festival, no Auditório da Reitoria, na Universidade Federal de São Carlos. Com o auditório bastante cheio, a mesa foi composta por representantes do SESC São Carlos, do SEBRAE, do Centro Público de Apoio à Economia Solidária, da Rede Fora do Eixo, da Coordenação de Cultura da Prefeitura de São Carlos e pelo Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Pedro Galetti. Nota-se, desde já, que o festival conta com apoios importantes, como a própria reitoria da Universidade, a  prefeitura e iniciativas privadas. Pode-se problematizar em que medida tais parcerias podem influenciar nas abordagens do evento. Ao menos na referida Mesa, tais influências foram evidenciadas.

Antes da fala dos convidados da Mesa, o Diretor Geral do CONTATO, Ricardo Rodrigues, fez uma breve introdução sobre a 6ª edição do festival, falando do caráter que o evento possui de ponto de encontro que germinará ações posteriores. Também abordou a temática de “Futuros Criativos” e passou pela origem do evento. Salientou que em 2007, ano de criação do CONTATO, a conjuntura da cultura independente nacional era positiva e acreditava-se no aquecimento de um mercado que não obrigasse os artistas a venderem-se às grandes majors.

Convidados da Mesa de Abertura: Ricardo Rodrigues (Diretor Geral do Contato), representante do Centro Público de Apoio à Economia Solidária, representante da Rede Fora do Eixo, Prof. Pedro Galetti (Vice-reitor da UFSCar), representante da coordenação de cultura da Prefeitura de São Carlos, representante do SEBRAE e representante do SESC São Carlos

Um assunto bastante presente na fala de alguns dos componentes da mesa foi o momento de mudança de gestão pública em que a cidade de São Carlos se encontra após as últimas eleições, deixando posicionamentos políticos evidentes. Alguns convidados elogiaram a atual gestão do prefeito e ex-reitor da UFSCar, Oswaldo Barba (PT), colocando-a como grande incentivadora da cultura no município. Além disso, apesar da diplomacia de alguns, outros demonstraram claramente a sensação de insegurança que se espalha por vários coletivos culturais de São Carlos frente ao novo governo do prefeito eleito Paulo Altomani (PSDB), que teve seu plano de governo bastante criticado quanto à abordagem dada à cultura. Apesar de serem colocações pertinentes e necessárias, por vezes o discurso dos convidados da mesa soaram excessivamente governistas, passando também por declarações de apreciação da atual gestão da Reitoria da UFSCar (recém reeleita). Cabe, enquanto estudante da UFSCar e vivenciadora da realidade cotidiana da Universidade, por em questão a dita qualidade da citada gestão. Na fala do vice-Reitor Pedro Galetti, o mesmo salientou ao público presente, composto por muitos visitantes de outras cidades, o quão “bela” e “aprazível” é nossa Universidade. Citou também o caráter multicampi da UFSCar, que possui, além do campus São Carlos, sedes em Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino. É previsível que a situação sucateada e precária desses mesmos campi não foram citadas na Mesa ou abordadas pelo Festival. É claro que, a precariedade da Educação Pública Superior não é um problema exclusivo da UFSCar, e sim uma situação generalizada, presente em diversos institutos do país, a qual foi bastante reivindicada durante a recente Greve Nacional que paralisou os setores ligados ao ensino superior.

Além dos pontos aqui levantados, a Mesa falou brevemente sobre a programação do evento, bem como de algumas de suas bandeiras: sustentabilidade, economia solidária, colaboratividade e a contribuição dos coletivos culturais para o desenvolvimento da sociedade. O CONTATO é uma importante iniciativa para a articulação dos coletivos, para a proposição de novas experiências e para o incentivo cultural.

Pouco após o encontro, foi oferecido um coquetel de abertura em frente à sede da Rádio UFSCar. É também lá que foi construída uma estrutura de bambu, chamada de Geodésica, que abrigará várias das atividades realizadas durante a semana. Uma dessas atividades é a gravação e transmissão online da Pós TV, “um projeto nacional de streaming pioneiro e colaborativo, baseado na interatividade e na liberdade total de formatos”, que acontecerá durante toda a semana, abordando vários temas diferentes. Hoje a conversa foi sobre a realização do Festival CONTATO e do Congresso Fora do Eixo, e a gravação pode ser assistida no site da Pós TV: www.postv.org .

Confira a Programação completa do 6º CONTATO no site do evento,www.contato.ufscar.br e acesse a página do Facebook clicando aqui.

* Jéssica Agostinho e Thiago Jacot são estudantes de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editores da RUA.

Este post tem um comentário