Abertura 5º Festival CONTATO

por Marcelo Félix*

A abertura do 5º Festival CONTATO ocorreu às 10 horas desta segunda-feira, dia 14 de novembro de 2011, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFSCar. Estiveram presentes o ex-Reitor da UFSCar, ex-Prefeito de São Carlos e atual Deputado Federal de São Paulo Newton Lima, o diretor do Centro Público de Economia Solidária Prof. Reinaldo Sorbille e o Vice-Reitor da UFSCar Prof. Pedro Galetti, além do Diretor Geral da Rádio UFSCar e do CONTATO Ricardo Rodrigues, todos apresentados pelo Diretor de Comunicação da UFSCar, Rodrigo Botelho.

Mesa de Abertura com o diretor do Centro Público de Economia Solidária Prof. Reinaldo Sorbille, o Deputado Federal Newton Lima e o Vice-Reitor da UFSCar Prof. Pedro Galetti, além do Diretor Geral do CONTATO Ricardo Rodrigues.

Newton Lima começou seu discurso parabenizando a proposta do Festival CONTATO que em suas diretrizes apresenta o trabalho colaborativo e uma diversidade de temas importantes para a juventude e para o país como parte essencial de sua constituição. Dentre os temas destacou a questão ambiental e a sustentabilidade, relembrando suas ações como prefeito, e indicando a importância da mobilização do festival com as ações do CONTATO Verde e o debate sobre o Código Florestal.  Ações estas em falta na sociedade e no Congresso dominado pela ideologia dos políticos ruralistas.

Outro destaque foi apara a Economia Solidária, o ex-Reitor, apontou que esta também é uma de suas frentes de trabalho no Congresso Nacional, como proposta de integração socioeconômica e exemplo da prática de desenvolvimento sustentável para o país. No 5º CONTATO ocorre a III Feira de Economia Solidária, um marco do sucesso dessa ação, que conta com iniciativas de fomento como a Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da UFSCar e a Moeda Social $CONTATO. O Prof. Reinaldo Sorbille, diretor do Centro Público de Economia Solidária, comentou os resultados positivos e a boa expectativa para a Feira deste ano.

O ex-Prefeito destacou ainda a importância da criação do curso de Imagem e Som para a UFSCar,  para ele o curso trouxe para a universidade um espaço de reflexão sobre a comunicação e um meio de difusão de conhecimentos dessa área, principalmente através dos projetos de extensão, como, por exemplo, a Rádio UFSCar, o CineUFSCar, a Revista Universitária do Audiovisual e o próprio Festival CONTATO, como ações que integram ensino, pesquisa e extensão. Este também foi o pensamento do Vice-Reitor da UFSCar Prof. Pedro Galetti que apontou o Festival como um espaço de reflexão, além da produção de conhecimentos e sua difusão para toda a sociedade.

Por último Newton Lima ainda comentou a importância da banda larga para a difusão do conhecimento digital tanto na universidade como para a sociedade em geral, com o intuído de difundir a Cultura e a Arte e mobilizar as pessoas quanto às políticas públicas nacionais, embora os meios digitais, para ele, ainda não substituam as ações presenciais de manifestação social. Quanto a isso expôs sua opinião sobre o Marco Civil Digital e a situação da USP ao defender a necessidade de ações e debates democráticos.

O Diretor do Festival CONTATO, Ricardo Rodrigues, terminou a apresentação relembrando todo o processo de desenvolvimento do Festival assim como um aluno de graduação desde o início do curso até a sua formatura. Para ele o CONTATO atingiu a maturidade e a experiência de um projeto com uma estrutura forte, apoios importantes como o MinC, o ProAC, a Petrobrás, o Sebrae e o Fora do Eixo, a fundação de novos espaços como o 1º Encontro do Circuito Paulista de Festivais e, al[em de tudo, um discurso político e cultural próprio para fazer um Festival Multimídia Colaborativo sustentável e propositivo.

*Marcelo Félix é graduando do curso de Imagem e Som da UFSCar, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e integrante da Editoria Geral da RUA.

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta