A 8 edição da SUA – Semana universitária de audiovisual, que aconteceu de 4 a 7 de setembro, não poderia ter cenário melhor que a cidade de Recife. Muito além de lindas praias, cultura popular, povo caloroso e um fervilhante meio cinematográfico, a capital de Pernambuco conta com alunos engajados e consciente de seu papel social seja em sua atuação na sociedade ou como produtores de audiovisuais.
Se o que Maiakovskis diz está certo e não existe arte revolucionária sem uma forma revolucionária, então podemos entender que a organização da SUA Recife estabeleceu desde o início os padrões revolucionários e um espírito engajado que marcaria todo o evento desde a pré SUA até o fórum de encerramento.
Esqueçam auditório, mesa de convidados e cerimonial, a abertura da 8ª Semana Universitária de Audiovisual – SUA, em Recife aconteceu em clima de grande descontração no pátio térreo da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Lembrando uma plenária onde estudantes e organização se colocavam no mesmo nível, todos agentes de uma construção coletiva como toda Semana universitária deveria para ser.
“Audiovisual e Movimentos Sociais” foi o tema escolhido desde a última SUA em Niterói, segundo a organização, Recife adorou pois tem uma tradição de lutas como o passe livre por exemplo.
A organização não poupou esforços para concretizar o tema. Lara Buitron, uma das organizadoras, com megafone em mãos lembrou a importância de não só falar, discutir ou debater os movimentos sociais mas sim efetivar as ações na sociedade. A pré SUA foi o momento para isso. Com 4 escolas envolvidas e 8 oficinas ofericidas, o fazer cinema foi compartilhado com a comunidade. Sendo que o curso de cinema é elitista tem que ter sua própria câmera e o custo de produção.
A abertura continuou com palavras de ordem, salva de palmas, risos e brincadeiras entre os membros da organização e demais participantes. Seguida pelos agradecimentos aos estudantes da Federal de Pelotas, pelo seu “deslocamento absurdo” de mais de 72 horas de ônibus até o Recife.
Por fim foi chamada ao megafone Camille Reis que declarou ” tá aberta SUA Recife.