Nos dias 2, 3 e 4 de abril, no auditório do Ibirapuera, André Abujamra lançou seu terceiro CD solo, intitulado “Mafaro” (alegria, na língua do Zimbabwe), com um show que traduz com êxito esse significado.
André se propõe a fazer um ‘show-filme’, com quatro telões (três deles projetados atrás do palco e um ao lado do cantor) que apresentam imagens diferentes. Sincronizados com a música executada pela banda, eles contam juntos a história desse filme, uma mistura das experiências de alguns dos músicos em viagem pela África – clara influência do disco – com toda música popular brasileira presente no repertório da banda. Tudo isso acompanhado de inserções de animações e participações dos artistas convidados na gravação do CD.
O espetáculo criado é de impressionar qualquer admirador do audiovisual, muito do que se deve à experiência que o artista tem também no cinema – ele já produziu trilhas sonoras para mais de 40 longas metragens, além de diversos curtas. André Abujamra e Giuliano Scan, diretores do filme, o iniciam mostrando de forma divertida que se pode fazer uma produção de qualidade com poucos recursos, lembrando, com os logotipos de instituições como a Ancine e a Petrobrás, que elas não apoiaram o evento, feito com as próprias mãos.
O filme-show começa com a canção “Ori-Gem”, que expressa claramente a já citada influência da música africana no CD. A banda (Marcelo Effori – bateria; Du Moreira – baixo; James Muller, Reginaldo 16 e Hombre Cerutto – trompetes; Tiquinho – trombone; Hugo Hori – sax, tenor e flauta; e Kiko Siqueira – Sax alto e barítono), claramente entrosada e sincronizada com o filme, contribui para o clima de alegria, sentido logo nos primeiros acordes e completado com a entrada de André no palco para completar o grupo.
Nas canções seguintes vemos uma mistura que realmente deu certo: os artistas convidados na gravação do CD (Luiz Caldas, Zeca Baleiro, Evandro Mesquita, Melina Mulazini, Kuki Stolarski, Marisa Orth, Antonio Abujamra e Zé Vitor Castiel) juntam-se ao ‘show-filme’ criando um espetáculo particular. Também fazem parte dele animações exclusivamente produzidas, como o stop motion feito com origamis pelo animador Fábio Yamaji para a música Imaginação.
O show é um incentivo à cultura brasileira, tanto musical – na mistura de ritmos, instrumentos e inovação criada especialmente nesse disco – como audiovisual – pois mostra como é possível criar um ‘show-filme’ com poucos recursos e mesmo assim ser inovador. André Abujamra mais uma vez surpreendeu o público e nos deixou com vontade de assistir a outros shows do CD Mafaro. Enquanto isso vale ouvi-lo e entrar no clima!
Fotos por Fábio Yamaji
Lígia Borba é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)