André Abujamra em Mafaro

Nos dias 2, 3 e 4 de abril, no auditório do Ibirapuera, André Abujamra lançou seu terceiro CD solo, intitulado “Mafaro” (alegria, na língua do Zimbabwe), com um show que traduz com êxito esse significado.

Foto do show
Foto do show

André  se propõe a fazer um ‘show-filme’, com quatro telões (três deles projetados atrás do palco e um ao lado do cantor) que apresentam imagens diferentes. Sincronizados com a música executada pela banda, eles contam juntos a história desse filme, uma mistura das experiências de alguns dos músicos em viagem pela África – clara influência do disco – com toda música popular brasileira presente no repertório da banda. Tudo isso acompanhado de inserções de animações e participações dos artistas convidados na gravação do CD.

O espetáculo criado é de impressionar qualquer admirador do audiovisual, muito do que se deve à experiência que o artista tem também no cinema – ele já produziu trilhas sonoras para mais de 40 longas metragens, além de diversos curtas.  André Abujamra e Giuliano Scan, diretores do filme, o iniciam mostrando de forma divertida que se pode fazer uma produção de qualidade com poucos recursos, lembrando, com os logotipos de instituições como a Ancine e a Petrobrás, que elas não apoiaram o evento, feito com as próprias mãos.

Foto do show
Foto do show

O filme-show começa com a canção “Ori-Gem”, que expressa claramente a já citada influência da música africana no CD. A banda (Marcelo Effori – bateria; Du Moreira – baixo;  James Muller, Reginaldo 16 e Hombre Cerutto – trompetes; Tiquinho – trombone; Hugo Hori – sax, tenor e flauta; e Kiko Siqueira – Sax alto e barítono), claramente entrosada e sincronizada com o filme, contribui para o clima de alegria, sentido logo nos primeiros acordes e completado com a entrada de André no palco para completar o grupo.

Nas canções seguintes vemos uma mistura que realmente deu certo: os artistas convidados na gravação do CD (Luiz Caldas, Zeca Baleiro, Evandro Mesquita, Melina Mulazini, Kuki Stolarski, Marisa Orth, Antonio Abujamra e Zé Vitor Castiel) juntam-se ao ‘show-filme’ criando um espetáculo particular. Também fazem parte dele animações exclusivamente produzidas, como o stop motion feito com origamis pelo animador Fábio Yamaji para a música Imaginação.

O show é um incentivo à cultura brasileira, tanto musical – na mistura de ritmos, instrumentos e inovação criada especialmente nesse disco – como audiovisual – pois mostra como é possível criar um ‘show-filme’ com poucos recursos e mesmo assim ser inovador. André  Abujamra mais uma vez surpreendeu o público e nos deixou com vontade de assistir a outros shows do CD Mafaro. Enquanto isso vale ouvi-lo e entrar no clima!

Foto do show
Foto do show

Fotos por Fábio Yamaji

Lígia Borba é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta