Cobertura do 2º Festival Contato: Mudhoney

No domingo de 12 de Outubro, o 2º Festival Contato culminava na apresentação do mítico Mudhoney. Mito – pela sua história, pontapé inicial de todo o gênero – mas não uma ficção. A banda vem mostrar que o estilo que colocou Seattle no mapa ainda vende roupas flaneladas para toda uma nova geração, fato percebido aqui pelos estadunidenses, que voltam para o Brasil depois de passagem ainda em 2007 por São Paulo e dentro do Porão do Rock.

Desta vez, na turnê de seus 20 anos, visitam Londrina, Rio, São Paulo, BH e Goiânia, além de São Carlos, em sua única apresentação gratuita no país, pela mais uma vez brilhante iniciativa da UFSCar. A convite da RUA, o Programa Bluga foi convidado para fazer uma cobertura do show, e cá vamos a ela.

Com Mark Arm no vocal e segunda guitarra, Steve Turner na primeira; Dan Peters na bateria, ainda da formação original, além de Guy Maddison no baixo, o Mudhoney subia ao palco às oito e meia numa noite de céu limpo, a despeito do chuvoso dia anterior. Abriam o show com The Money Will Roll Right In, em cover do Fang. Trata-se de música com história tão fantástica quanto a da banda, já que foi tocada por (e com) outros tantos de Seattle. Infelizmente, apesar deste show transcorrer no palco principal do Festival, a faixa foi cantada inteira sem a saída do vocalista para o público. E ele não percebeu o fato, já que tinha retorno em seu monitor, até que um tênis foi arremessado, quase atingindo o palco, em protesto e quem sabe um alerta aos músicos ali.

Contudo, a banda não se abalou e após esta frustrada tentativa de agradar aos velhos fãs, emendaram o excerto que apresentaria as composições do novo álbum. O problema só foi resolvido à altura da segunda faixa, após a mesa de som ter matado canal por canal a caça da falha.
Em sua segunda faixa apresentavam I’m Now, interessantíssima, embora sem os simplórios teclados que marcam a versão de estúdio e com os vocais ainda carecendo de cuidados pela mesa. Seguida da não menos bacanuda The Lucky Ones, com voz já acertada, deixando Mark começar a empolgar o público. As projeções que se iniciavam no telão se juntaram a faixa, dentro da proposta de recombinação do Festival, dando nova leitura ao termo “multi-mídia”. Dan Peters, com uma bela passagem na bateria, acompanhada das primeiras palmas compassadas que marcariam suas outras incursões solo na noite, encerrava a faixa para trazerem ainda Next Time.

Pertencentes ao The Lucky Ones, lançado este ano, estas três faixas refletem um Mudhoney moderno, embora o trabalho não tenha sido nem um pouco bem recebido pela crítica, ainda esperançosa por novos rumos do mesmo daquilo que foi criado e deixado na década de 90. Já com seus integrantes quarentões, trejeitando-se mais comportados, deixa-se de lado um pouco a atitude do Punk, mantendo os instrumentos intactos até o fim do show, e passa-se a enxergar o mercado atual.

Agora assumindo também sua guitarra, Mark Arm faria par com Steve Turner doravante, para começarem a passear por todo seu trabalho anterior. Trouxeram You Got it, que fez nascer a primeira rodinha à frente do palco, com mais uma das investidas da platéia para exaltar empolgação (ou esperamos que tenha sido isso e não um vandalismo), levando outro sapato, bem mais perigosamente que o primeiro, a quase atingir o vocalista. Na seqüência, em pronto atendimento ao camarada trepado em ombros que flamejava uma camiseta com o nome, Suck You Dry, necessária e mandatória, com o primeiro coro do público acompanhando o forte refrão, como também fariam na seqüência em Inside Job com “Oh! Let me in, Let me in Oh!”.

Belos riffs da guitarra de Turner marcariam o começo de Blinding Sun. A voz de Mark entra perfeita ao longo da faixa, não devendo nada aos anos passados, enquanto a platéia segue pulando seu pogo no ritmo do baixo de Guy Maddison, até os três das cordas explodirem no grito “What have I done?”.
Com Mark trocando para outra guitarra, trouxeram o duo mais clássico de todos, primeiro com Sweet Young Thing Ain’t Sweet No More, em sua ode às menininhas rebeldes. Vieram com um arranjo pesado, com muito bumbo e as características guitarras altamente distorcidas sentindo-se em casa, para lembrar que o Grunge nada mais é que um cruzamento do Hard Rock setentista, que viria a ser chamado posteriormente de Metal, e do Punk, em contraponto. Fechando a dupla inseparável, Touch Me I’m Sick, acompanhada entusiasticamente pelo público, certamente a mais conhecida de todas suas faixas.

Com Mark Arm em outra troca de guitarra, trouxeram Who You Drivin’ Now. This Gift seria a próxima, com a excelente marcação de Dan Peters deixando espaço para Turner brisar, enquanto o vocal lhe oferece a tentadora proposta de certo presente, um tanto quanto ameaçador por sinal, o que faz o tom da faixa. Nisso, conseguem o primeiro crowd surfing da noite, que caminha três ou quatro vitoriosos metros no mar em pessoas ali. Hard-On For War, com outro tema forte, e desta vez muito verdadeiro, transpondo o mote também nas guitarras da banda.

Naquele clima que encaminha para parcela final de todo show, a baladinha When Tomorrow Hits acalma os ânimos dos espectadores, num ar de marasmo, ao mesmo tempo que em estupefação, com o quê da época de ouro dos conterrâneos iluminados, lembrando composições como Lithium e Polly.

In ‘N’ Out Of Grace faria suas vezes agora trazendo certa psicodelia, na sua intro em extendida distorção, casando com as projeções do VJ, de um garoto brisando aos alucinógenos. Terminada a curta letra da faixa, vem mais um dos solos de Dan Peters (mostrando a técnica que o define), acompanhado do singelo baixo de Maddison (como na original) e novamente acompanhado das palmas de toda a platéia. Voltando para o final instrumental, as guitarras de Turner e Arms incendeiam a multidão.

E ali vinha o final do show, com Mark num ensaiado “Obrigado, São Carlos!” pegando todos de surpresa, passada uma hora de palco apenas. Mark, ironizando toda a situação, dizia “Thank you all for coming to the FREE SHOW in the park….” E continuava, depois de deixar a guitarra de lado e tomar fôlego, “In the future, I’ll ask you not to trow shoes in the Singer. Trow them to the Police!”, que anunciava a todos os conhecedores o cover da banda The Dicks, Hate The Police, relevando o gosto da banda pela pegada Punk..

“Obrigado, boa noite!”, com os quatro deixando o palco, levou a platéia toda a insistentemente bater palmas pedindo mais. Claro que era só olhar pro palco pra notar que ninguém desmontava instrumentos e pensar um pouco pra saber que eles voltariam.

E obviamente veio um encore, mais pesado e rápido, com seis faixas, a começar por Here Comes Sickness que levou a muito, mas muito mosh com a galera da frente, e vários dessa tentando deslizar por sobre as cabeças da multidão. Trouxeram ainda The Open Mind, do novo álbum, o inesperado cover da banda Pere Ubu, Street Waves, rendendo um inesperado e brilhante solo de Steve Turner, Tales of Terror, outra do novíssimo, além de Judgement, Rage, Retribution & Thyme. Para encerrar de vez, como na abertura do show, fizeram outro brinde ao público, encerrando este segundo excerto com Fix Me, cover do Black Flag, marcando na mente a figura do vocalista empunhando com força o microfone e fazendo felizes os fãs do Hardcore nestes minutos a mais.

Em se tratando de um show da turnê comemorativa, aliada ao lançamento de uma edição de luxo especial do Superfuzz Bigmuff, seu primeiro EP que lançou a Sub Pop ao mundo e dando seqüência a toda cena do Grunge, o Mudhoney varreu seu trabalho nesta noite, trazendo ao presente uma geração passada, afirmando-se como bem diz a já tocada naquela noite faixa de seu recente álbum: I’m now!

No blog do Programa Bluga também é possível ler a cobertura completa do primeiro e segundo dias do Festival. Confiram!

Vanderlei dos Reis Filho é graduando em Engenharia Aeronáutica pela USP de São Carlos e escreve para o blog Programa Bluga.

Fotos: Vincent de Almeida e Caroline Pazian

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