Curso de Audiovisual e Novas Mídias da Unifor

Daniela Dumaresq é jornalista (UFC), mestre em comunicação (UFRJ), doutora em sociologia (USP), coordenadora do curso de Audiovisual e Novas Mídias da Unifor. danidumar@yahoo.com.br
Erotilde Honório é médica, jornalista e historiadora, mestre e doutora em sociologia (UFC), diretora do Centro de Ciências Humanas da Unifor. eroh@unifor.br
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O curso de Audiovisual e Novas Mídias da Unifor foi criado para proporcionar uma melhor qualificação profissional para as áreas de criação e produção de conteúdos para meios como cinema, televisão, Internet. Pioneiro no estado, o curso recebeu sua primeira turma em fevereiro de 2008. Sua missão é, por meio da capacitação profissional, ampliar a participação do audiovisual cearense no cenário regional, nacional e internacional. Respeitar as habilidades e os interesses dos estudantes é o desafio diário, enfrentado pelos professores em sala de aula. Para tanto, as disciplinas combinam o estudo das ferramentas e conceitos fundamentais do audiovisual com a liberdade proporcionada pela pesquisa e pela experimentação prática conduzidas pelos estudantes.

O curso começou a ser pensado em agosto de 2007. As discussões foram motivadas pela exigência crescente de formação superior para os profissionais que trabalham com audiovisual. O setor do audiovisual configura-se como estratégico do ponto de vista econômico, capaz de promover a inserção das culturas locais no mundo globalizado.

O som da tua boca”, de Salomão Santana e Renata Gauche
O som da tua boca”, de Salomão Santana e Renata Gauche

Produzir conteúdos simbólicos e difundir tal produção é uma das principais estratégias contemporâneas para se colocar e se manter no centro dos acontecimentos. Além de seu caráter estratégico, a produção e a difusão de bens simbólicos configuram um excelente setor da economia nacional.

O mercado de trabalho do profissional de audiovisual e novas mídias no estado do Ceará compreende, principalmente, as produtoras e emissoras de televisão e as produtoras de filmes publicitários. Esse mercado apresenta potencial para desenvolvimento, tendo em vista que o Estado não dispõe de um parque de produção audiovisual desenvolvido. Em um processo de desenvolvimento, cabe à Universidade o papel fundamental de formar profissionais bem qualificados e promover reflexões sobre o fazer. Nesse cenário, o objetivo do curso de Audiovisual e Novas Mídias é ampliar a produção do audiovisual cearense, investindo na capacitação de profissionais com perfil criativo e empreendedor.

O curso oferece ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades desde o primeiro semestre. Dessa forma, a carreira começa ainda na universidade por meio das experiências práticas, das vivências em equipe e do estabelecimento de uma rede de contatos. Na Unifor, ele encontra uma moderna estrutura de laboratórios equipados que propiciam suas práticas acadêmicas: estúdios de televisão, fotografia e rádio; laboratório de fotografia; Labomídia – Laboratório de Produção em Audiovisual e Novas Mídias -; midiateca; salas de exibição; TV Unifor.

Inserção Regional

O Nordeste brasileiro apresenta uma grande vocação para o setor de entretenimento. O investimento na formação de profissionais especializados, capazes de se integrar à nova economia do audiovisual, é estratégico para o desenvolvimento da região. Dessa forma, impõe-se valorizar a realidade social e cultural do país e da região como ponto de partida para o processo de criação artístico/audiovisual. Ao que se soma a necessidade de qualificação de mão-de-obra como grande desafio das regiões em desenvolvimento, para que ganhem condições de fortalecer suas economias internas e possam participar de forma competitiva no campo audiovisual internacional.

No Ceará, a produção de audiovisual vem se mantendo ativa nos últimos 10 anos, na produção de curtas e longas metragens, vídeos empresariais e institucionais. O estado conta ainda com um evento de cinema e audiovisual desde 1995, o Cine Ceará, que, junto com o Bureau de Cinema e Vídeo do Ceará, estabeleceu as bases de implantação de um centro incentivador da produção audiovisual. Hoje, atuam no estado 12 emissoras de televisão: TV Sinal, TV Assembléia, TV Ceará, TV Cidade, TV Diário, TV Fortaleza, TV Jangadeiro, TV União, TV Verdes Mares, Rede TV e TV Verde Vale e TV O Povo. No entanto, o desenvolvimento do setor e o sucesso das produções têm esbarrado no problema da falta de formação de profissionais nas múltiplas especificidades.

A indústria audiovisual, além de sua importância econômica, como geradora de empregos e renda, apresenta um papel decisivo na síntese do imaginário cultural de todas as sociedades. Cabe à Universidade formar profissionais para o mercado e qualificar também a quem pretende seguir carreira acadêmica. O presente curso caracteriza-se por considerar o audiovisual nas dimensões artística, cultural, simbólica e sua face empresarial, industrial-tecnológica e mercadológica. O curso também defende o respeito à diversidade de talentos, de aptidões e de interesses, tendo em vista a amplitude do universo do audiovisual.

A Formação

Os princípios norteadores do curso procuram estabelecer um equilíbrio entre as exigências acadêmicas, as necessidades do mercado e as demandas do indivíduo e da sociedade. Os estudantes de Audiovisual e Novas Mídias da Unifor são preparados para escolherem uma das seguintes especializações: produção, direção, direção de fotografia, direção de arte, elaboração de argumentos e roteiros, continuidade, montagem/edição, desenho e captura de som, animação e infografia. Ao longo do curso, essas competências serão desenvolvidas com base na visão integrada que relaciona a importância de uma especialidade com o todo da obra.

Para oferecer formação compatível com a missão que se impõe e formar profissionais nas áreas descritas acima, o currículo do curso de Audiovisual e Novas Mídias foi concebido e estruturado em seis bases epistemológicas.

EIXO OBJETIVOS
Formação básica teórica
  • Oferecer formação interdisciplinar humanística;
  • Realizar a transição entre as questões trazidas pelo estudante do ensino médio e o universo acadêmico;
  • Preparar o aluno para as discussões e reflexões específicas da área do audiovisual.
Formação básica prática
  • Familiarizar o aluno com a prática do audiovisual;
  • Fornecer as ferramentas básicas para a construção do texto audiovisual em suas diferentes faces.
Estruturante: reflexões em torno dos textos audiovisuais
  • Fornecer os elementos estruturantes da formação profissional;
  • Abordar o pensamento histórico e estético sobre o audiovisual;
  • Incentivar a reflexão sobre o fazer;
  • Incentivar a autonomia intelectual;
  • Contribuir para a atividade criativa consciente.
Experimentação prática
  • Promover o contato com diferentes formas audiovisuais e suas relações com a novas mídias;
  • Incentivar o trabalho criativo;
  • Experimentar formas audiovisuais;
  • Aproximar-se do universo profissional.
Gestão e negócios
  • Fornecer elementos básicos para gestão de projetos e negócios audiovisuais;
  • Preparar o estudante para o exercício ético e consciente da profissão;
  • Apresentar ao estudantes as diferentes leis que regem o setor;
  • Familiarizar o estudante com as leis de incentivo e os editais que fomentam o setor;
  • Incentivar a atitude empreendedora.
Projeto integrado
  • Promover o aprendizado prático aliado ao conhecimento teórico da profissão;
  • Aplicar o estudo das diferentes etapas da construção de um texto audiovisual à realização de uma obra;
  • Possibilitar a vivência da realização de um projeto audiovisual de forma contínua e coletiva, aproximando o estudante da realidade da produção audiovisual.

Práticas acadêmicas

Durante o curso, o estudante de Audiovisual e Novas Mídias terá a oportunidade de desenvolver trabalhos práticos em três níveis:

Nível I – Realização de pequenos projetos com enfoque na experimentação.

Nível II – A partir do quarto semestre, o estudante se envolve em um projeto de realização com dois anos de duração que percorrerá as seguintes etapas: roteiro, produção, direção, direção de arte, direção de fotografia, técnica e desenho de som, montagem/edição.

Nível III – Em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o estudante é incentivado a desenvolver um trabalho mais elaborado e autoral.

Em seu primeiro ano de atividade e com o apoio de uma estrutura pedagógica que envolve professores, técnicos e laboratório, os estudantes já criaram e produziram os seguintes vídeos: “To be surprise”, “Caixinha”, “O que você vai fazer para mudar?”, “O som da tua boca”, “Larica” e “Procurando Alice”.

Desafios

Os principais desafios enfrentados pelo curso são a constituição de um corpo docente equilibrado entre a prática e a formação acadêmica e, segundo, a formação de profissionais autônomos. Este segundo desafio vem sendo abordado pela utilização da pesquisa como metodologia de aprendizagem. Desde o início do curso e dentro das disciplinas, os estudantes são envolvidos em atividades de pesquisa que, de acordo com a natureza da disciplina, têm como resultado uma obra audiovisual ou um trabalho monográfico.

Já a constituição do corpo docente parece ser o grande nó dos muitos e recentes cursos de cinema e audiovisual surgidos no país. O problema se coloca como uma necessidade de optar entre professores com experiência profissional, mas sem formação acadêmica ou vice-versa. O curso de Audiovisual e Novas Mídias da Unifor tenta manter o equilíbrio entre os dois perfis. Hoje, dez professores atuam no curso, sendo dois doutores com pesquisa em cinema, quatro mestres e quatro especialistas. A relação do corpo docente com a prática dá-se assim: quatro têm larga experiência profissional na área das disciplinas que ministram, dois combinam uma experiência prática menor com maior dedicação acadêmica e os demais não estão vinculados às disciplinas específicas de audiovisual.

Para atingir os objetivos acima apresentados, o projeto pedagógico do curso propõe a pesquisa em sala de aula, o estudo integrado do audiovisual e a visão interdisciplinar. Todos os professores são incentivados a relacionarem os temas de suas aulas com questões de cinema, audiovisual e novas mídias. Esse é um tema freqüente em nossas reuniões pedagógicas. O curso de Audiovisual e Novas Mídias espera assim contribuir para a formação de profissionais capazes de atuar na concepção e realização de obras e também na pesquisa teórica, contribuindo para a ampliação qualitativa e quantitativa da participação de obras e profissionais cearenses nos cenários regional, nacional e internacional.

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