Oficina de Preservação Audiovisual

Por Chris Ribeiro*

Aconteceu como atividade da SUA – Semana Universitária do Audiovisual, nos dias 15 e 16 de novembro a oficina de Preservação do Audiovisual, ministrada por Hernani Heffner, que contou com a presença de cerca de cinquenta estudantes que nela puderam adquirir informações sobre o tema, além de num segundo momento, manusear películas e cópias digitais de filmes.

O palestrante começou expondo um breve panorama da história da preservação dos filmes, passando para a questão dos equipamentos e suas técnicas de conservação. Como material e apoio, recomendou as seguintes leituras: “Audiovisual Archiving: Philosophy and Principles”,  “O Dilema Digital”, disponível no site da Cinemateca, e a tese de doutorado “From grain to pixel”, que coloca questões culturais e históricas sobre a transição da película para o digital que os textos anteriores não discutem.

Hermani Heffner comentou também sobre a dificuldade de lidar com a natureza do audiovisual, pois ele apresenta características químicas próprias que diminuiriam sua durabilidade, assim fazendo com que seja necessário um cuidado constante para com ele. O local de armazenamento, por exemplo, precisa sempre ter um saída de exaustão e pouca variação de temperatura, e o envolclo, uma lata de metal por ser boa condutora de energia.

Na segunda parte da oficina, os participantes foram convidados a interagirem com peliculas de filmes montadas numa mesa de bobinamento. Um a um, foram todos colocando em prática os conceitos de manuseamento e limpeza expostos anteriormente. Hermani defendeu que esses cuidados com o filme, apesar de repetitivos, passam também a ser um ritual quando combinados com o conhecimento teórico, pois cada cópia tem propriedades que as diferem das demais.

Por fim, o palestrante agradeceu a presença de todos os envolvidos e a SUA seguiu com mais um dia cheio de atividades.

Chris Ribeiro é graduanda do curso de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos e editora na Revista Universitária do Audiovisual.