Editorial da edição nº 44

Revista Universitária do Audiovisual lança edição de janeiro com chamada de artigos e curtas

A 44ª edição da Revista Universitária do Audiovisual (RUA), lançada no mês de janeiro, traz uma Chamada de Artigos para o seu 12º Dossiê sobre “Cinema e Psicanálise”. Poderão enviar textos para a revista doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, alunos de iniciação científica e graduados com monografia nessa área de estudo. Os artigos submetidos devem ser inéditos e estar relacionados a um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos autores sobre a temática proposta. A revista também traz uma Chamada de Curtas-metragens Universitários para publicação na seção “Curtas” com o intuito de dar visibilidade a essa produção e estimular o debate sobre o processo de realização dos filmes através de entrevistas com os diretores. O prazo para envio dos artigos é dia 12 de março de 2012, enquanto os curtas podem ser enviados todos os meses para a revista, ambos para o e-mail rua@ufscar.br.

Este mês na seção “Plano Detalhe” os leitores podem conferir as críticas de filmes muito esperados como “Pina” de Wim Wenders, “Drive” de Nicolas Winding Refn e ”A Pele que Habito” de Pedro Almodóvar, além do nacional “Os 3” de Nando Olival, “O Preço do Amanha” de Andrew Nichol, “O Cavalo de Turim” de Bela Tárr, entre outros. Já na seção “Panorama” os artigos publicados são “Caligari e o Expressionismo Alemão: O Contexto de Um Cinema Alucinante”, “As Indústrias Culturais e sua Reconfiguração na Era Digital”, além de um artigo que discute o desenho animado como problema conceitual, “Bob Esponja calça quadrada, que Bob? Que calça?”.

A revista apresenta um curta-metragem do SENAC – SP, o documentário “Poliamor”, acompanhado de uma entrevista com seu diretor, José Agripino. Além disso, traz a segunda parte da entrevista exclusiva com o cineasta Carlos Reichenbach que fala de sua carreira, cineclube e seus próximos trabalhos.  E traz  também a cobertura dos Trabalhos de Conclusão de Curso e Realizações da Imagem e Som da UFSCar – 2011. Por fim, mais uma resenha crítica de Ismail Xavier, “Ver e aprender: Elimination“, a décima terceira do “Especial”, que comenta o filme italiano de Tinto Brass.

A Revista Universitária do Audiovisual é um projeto de Extensão do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar que divulga trabalhos acadêmicos, resenhas, artigos e críticas que estimulam a reflexão sobre cinema e a produção audiovisual universitária, além de entrevistas, coberturas e especiais sobre comunicação e audiovisual. A publicação é coordenada por alunos de graduação e professores do curso de Imagem e Som da UFSCar.

O periódico tem suas atualizações mensais todo dia 15 no site www.rua.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rua@ufscar.br, para o qual também podem ser enviadas sugestões e contribuições para a revista.

Editoria Geral da Revista Universitária do Audiovisual