Mini-cursos CIC

Espaços alternativos para estudos e debates

Nessa segunda semana de outubro de 2008 a UFSCar sediou grande parte de 3 eventos importantes no que concerne a promoção de interações e debates : a 12a Jornada de Letras, o 2o Festival Contato e a XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.

Os que acompanharam a Jornada de Iniciação, de 7 a 10 de outubro, tiveram não somente a oportunidade de conhecer pesquisas das mais diversas com apresentações em painéis ou orais, mas também participar de mini-cursos organizados especialmente para o evento.

A Jornada ofereceu 77 mini-cursos de 8 horas, abordando diferentes temáticas, sendo as aulas ministradas por alunos que desenvolvem projetos de pesquisas em programas de mestrado e doutorado na universidade, possibilitando a esses que apresentassem seus trabalhos ou temas de interesse e incitassem discussões sobre.

Os alunos do curso de Imagem e Som e demais interessados em assuntos referentes ao audiovisual puderam escolher entre dois mini-cursos: Narrativas Audiovisuais Contemporâneas do Continente Americano: a proposta vanguardista – ministrado por Mauro Luciano Souza de Araújo, Fernanda Carolina Armando Duarte e José Eduardo Bozicanin e Audiovisual e Educação: propostas e reflexões, ministrado por Paulo Roberto Montanaro, Alberto Geraissate Paranhos de Oliveira, Glauber Lucio Alves Santiago.

Na impossibilidade de cursar ambos – todos os mini-cursos foram realizados das 8:00hrs às 10:00hrs durante os 4 dias da Jornada – escolhi o de Narrativas Contemporâneas devido um maior interesse por esse tema.

Tendo como eixo a narrativa audiovisual, o mini-curso abordou questões como adaptação cinematográfica de obra literária, a influência de movimentos como o Tropicalismo no cinema e  o desenvolvimento da linguagem audiovisual no videoclipe e suas influências em obras cinematográficas.

No último dia, houve um debate em torno do filme Inland Empire (Império dos Sonhos, 2006), o mais recente filme de David Lynch lançado no Brasil. A discussão entre os participantes – alunos de Imagem e Som, de Letras vindos de Goiás para a Jornada e Engenharia – rompeu fronteiras indo para além do filme de Lynch, debatendo uma pluralidade de temas relacionados às narrativas literárias e audiovisuais, suas diferenças e imbricações.

O mini-curso provou em alto e bom som a importância de promover esses espaços alternativos de estudo e debate. É preciso maior incentivo e apoio a tais iniciativas onde estudantes de diferentes universidades e cursos confrontam seus conhecimentos e visões em discussões das mais ricas e frutíferas, num clima despretensioso de bate-papo.

Fica a expectativa que se repita tal idéia não apenas no ensejo da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica. A sala de aula é um espaço demasiadamente pequeno e restrito para o desejo de aprender e interagir, presente no espírito da universidade.

Juliana Panini Silveira é graduanda em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Email: juhpanini@hotmail.com

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta