Por Hugo Reis*
Aconteceu nesta quinta-feira, 17 de novembro, dentro da programação do 5º Festival CONTATO uma oficina para demonstração dos produtos da SONY voltados para o cinema digital. Ilson Brancaleoni, representante da empresa, veio trazer duas câmeras que serão emprestadas para uso da equipe durante os dias do festival. Os novos brinquedos são câmeras que gravam em alta definição, a PMW-EX3, com sistema de lentes intercambiáveis e três sensores do tipo CMOS de 1/2 polegada e a que chama mais atenção, a HDR-TD10, uma filmadora ao estilo “handycam” que grava em 3D (Full HD), com display de vídeo que não necessita de óculos especiais.

A outra câmera apresentada por Ilson – e que infelizmente não vai poder ficar com a equipe – é a NEX-FS100NK, uma câmera de alta definição, com lente intercambiável (bocal do tipo e-mount) e sensor digital de tamanho equivalente ao do formato super 35mm. Essa sim, voltada especificamente para o segmento que quer trabalhar com cinema digital. Uma linha “mais em conta” perto das câmeras similares que circulam por aí. Os alunos da oficina puderam ter um contato mais próximo com as câmeras, conhecendo o funcionamento e as especificidades de cada uma, como a HDR-TD10, que fez sucesso por gravar em 3D, uma tecnologia cada vez mais acessível.

Os termos “democratização” ou “universalização do acesso” ainda são exagerados para se referir às câmeras apresentadas pela empresa, no entanto, damos as boas vindas para qualquer tecnologia que venha baratear os custos de produção do cinema. As futuras gerações agradecem!
*Hugo Reis é mestrando do Programa de Pós-graduação em Imagem e Som da UFSCar, graduado em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo e colaborador especial da RUA.
Pingback: 5º Festival CONTATO « Revista Universitária do Audiovisual