Cobertura SeIS.15 – Palestra “Cinema Militante”, com Arthur Altran

• Post author:
  • Post category:Cobertura

Aconteceu no dia 14, no auditório 2 da UFCar, uma palestra com o professor Arthur Autran sobre cinema militante, com base no filme A Hora dos Fornos (La Hora de Los Hornos, 1968, Fernando Solano) do diretor argentino Fernando Solano.

A palestra começou com uma contextualização da película, que foi produzida durante a ditadura militar argentina. Com grande influência da ideologia peronista, o filme, assim como a maioria das obras do cinema militante, sobretudo argentino e chileno, tem a intenção de denunciar o neocolonialismo que existia na América Latina na epoca e que perdura até os dias atuais. Criticando de maneira crua como as grandes potências tratam as nações latino americanas, com uma relação de dominância mais sutil que a do colonialismo que existia durante os séculos XVI e XVII, mas não menos violenta, o filme utiliza imagens metafóricas para simbolizar a opressão que o povo latino americano sofre, como uma sequencia em que é mostrado um abate de gado.

O professor também explicou e contextualizou o cinema militante que teve entre seus grandes expoentes nomes como Jean-Luc Goddard e o próprio Solano. Com algumas variaveis, dependendo de onde fosse produzido, o cinema militante argentino da época era clandestino, e sua projeção acontecia para públicos específicos, em geral militantes, uma vez que sua reprodução poderia significar prisão, ou até morte, para quem tivesse reproduzido, ou assistido a película. Ao final houve uma sessão de perguntas e respostas.