Marco é um dos sócios da Escola Ozi, onde ministra o curso ANIMUS. A oficina se ateve à introdução das técnicas de animação 3D. Os alunos, através de exemplos puderam observar como ocorrem as divisões de tarefas entre os diversos setores em um filme de animação, exemplificando com filmes da Disney e dos Estúdios Pixar. Depois, falou-se sobre o uso dos softwares de animação e suas respectivas técnicas, diferenciando entre animação 2D e 3D e como isso influencia a movimentação dos personagens, por exemplo.
Oficina O Roteirista Autor, com Mike Peixoto
A abordagem da oficina iniciou-se com a noção de autor, passando pela diferenciação entre os componentes de uma hierarquia autoral: escritor, autor e gênio. Logo depois, Mike transcorreu sobre a autoria no cinema, diferenciando “cineasta” – termo usado desde 1912 – de “operador de vista”, sendo que o primeiro pode ser caracterizado como um diretor provido de pretensões artísticas e marcas de autoria e o segundo como apenas um diretor técnico. Mike também mencionou que atualmente a dita “autoria monárquica” está em decadência, cada vez mais diluída, seguindo uma unidade estética e não apenas pessoal. Características autorais como individualidade, subjetividade e assinatura foram abordadas e em seguida a oficina passou brevemente pela teoria da Política dos Autores, da década de 50. Mike também salientou que o roteirista autor trabalha com a mise-en-scène, procurando subverter as estruturas tradicionais do roteiro, algo que Martin Scorsese chamaria de “cinema contrabandista”. Em um segundo momento, foi proposto um exercício prático sobre a escrita de roteiros.
Oficina de Fotografia Still e Fotojornalismo, com Pedro França
Na oficina, Pedro abordou a linguagem fotográfica e, posteriormente, analisou alguns trabalhos específicos de fotografia still utilizando o software de edição Lightroom 3, explicando suas principais funções. Segundo ele, o programa citado é mais prático e funcional que o comumente usado Photoshop. Pedro também falou da possibilidade do trabalho de Freelancer, tirando fotos de locais públicos, contando histórias cotidianas e enviando-as para jornais.
Oficina de Storyboard com Ricardo Di Deus
Formado em Artes pela Universidade de Brasilia, Ricardo é professor de Storyboard na Escola Ozy. As produções audiovisuais, geralmente, se utilizam do storyboard para enxergar a decupagem e a escolha dos planos em determinados filmes. O professor, ministrou uma oficina de cunho totalmente prático, com um pouco do teórico, ensinando os alunos a técnica básica para a confecção do storyboard. Os alunos desenhavam os personagens, indicações de ação e indicações de movimentos de câmera no papel através dos exercícios práticos, propostos por Ricardo.
*Fernanda Sales, Jéssica Agostinho e Thiago Jacot são graduandos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Editores Gerais da RUA.
Pingback: VI SUA – Dia #3 « Revista Universitária do Audiovisual