VI SUA Dia #3 – Oficinas 6h

Por Fernanda Sales, Jéssica Agostinho e Thiago Jacot*

Oficina de gestão de produtos audiovisuais com Cavi Borges

Cavi Borges fundou a locadora Cavideo há 13 anos e mais tarde a transformou em cineclube, produtora de filmes e distribuidora. Já dirigiu 20 curtas e 2 longas metragens. Produziu outros 32 curtas e 6 longas, acumulando 53 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Cavi, trouxe para a SUA 2012 a experiência como realizador. Na verdade, a gestão de produtos audiovisuais é pensada e repensada a partir de exemplos pessoais de suas produções. Trouxe na mala seus filmes, curtas, idéias, projetos. É importante neste momento em que vivemos debatermos novas formas de realização, produção e distribuição, no caso, analisando  as realizações de Cavi Borges e como as formas alternativas são possíveis.  O importante é produzir, e não cair no engessamento burocrático recorrente no cinema brasileiro. Com pouco recurso, em novas mídias. No cinema, caminhamos para algo inédito em termos de produção, e cabe aos realizadores contemporâneos problematizarem essas relações. A oficina trabalhou como a gestão dos produtos audiovisuais pode ocorrer das mais distintas e variadas formas, a partir de conceitos inovadores e ousados.

.
Oficina de introdução à animação 3D

Marco é um dos sócios da Escola Ozi, onde ministra o curso ANIMUS. A oficina se ateve à introdução das técnicas de animação 3D. Os alunos, através de exemplos puderam observar como ocorrem as divisões de tarefas entre os diversos setores em um filme de animação, exemplificando com filmes da Disney e dos Estúdios Pixar.  Depois, falou-se sobre o uso dos softwares de animação e suas respectivas técnicas, diferenciando entre animação 2D e 3D e como isso influencia a movimentação dos personagens, por exemplo.

Marco Lellis

Oficina O Roteirista Autor, com Mike Peixoto

A abordagem da oficina iniciou-se com a noção de autor, passando pela diferenciação entre os componentes de uma hierarquia autoral: escritor, autor e gênio. Logo depois, Mike transcorreu sobre a autoria no cinema, diferenciando “cineasta” – termo usado desde 1912 – de “operador de vista”, sendo que o primeiro pode ser caracterizado como um diretor provido de pretensões artísticas e marcas de autoria e o segundo como apenas um diretor técnico. Mike também mencionou que atualmente a dita “autoria monárquica” está em decadência, cada vez mais diluída, seguindo uma unidade estética e não apenas pessoal. Características autorais como individualidade, subjetividade e assinatura foram abordadas e em seguida a oficina passou brevemente pela teoria da Política dos Autores, da década de 50. Mike também salientou que o roteirista autor trabalha com a mise-en-scène, procurando subverter as estruturas tradicionais do roteiro, algo que Martin Scorsese chamaria de “cinema contrabandista”. Em um segundo momento, foi proposto um exercício prático sobre a escrita de roteiros.

Mike Peixoto

Oficina de Fotografia Still e Fotojornalismo, com Pedro França

Na oficina, Pedro abordou a linguagem fotográfica e, posteriormente, analisou alguns trabalhos específicos de fotografia still utilizando o software de edição Lightroom 3, explicando suas principais funções. Segundo ele, o programa citado é mais prático e funcional que o comumente usado Photoshop. Pedro também falou da possibilidade do trabalho de Freelancer, tirando fotos de locais públicos, contando histórias cotidianas e enviando-as para jornais.

Pedro França

Oficina de Storyboard com Ricardo Di Deus

Formado em Artes pela Universidade de Brasilia, Ricardo é professor de Storyboard na Escola Ozy.  As produções audiovisuais, geralmente, se utilizam do storyboard para enxergar a decupagem e a escolha dos planos em determinados filmes. O professor, ministrou uma oficina de cunho totalmente prático, com um pouco do teórico, ensinando os alunos a técnica básica para a confecção do storyboard. Os alunos desenhavam os personagens, indicações de ação e indicações de movimentos de câmera no papel através dos exercícios práticos, propostos por Ricardo.

Ricardo Di Deus

*Fernanda Sales, Jéssica Agostinho e Thiago Jacot são graduandos do curso de Imagem e Som da  Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Editores Gerais da RUA.

Este post tem um comentário