Virada Cultural de São Carlos

Entre os dias 22 e 23 de maio, São Carlos recebeu pela primeira vez a virada cultural na cidade. Essa contou com 37 atrações entre shows, dança, teatro, intervenção circense e filmes. Os governos municipal e estadual estimaram que aproximadamente 36 mil pessoas acompanharam as atrações divididas entre o Teatro Municipal, Cine São Carlos, Sesc, Centro de Cultura Afro-Brasileira e a Praça Coronel Salles. O evento foi realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Cultura.

Teatro e Dança Nucleares

“É incrível como este corpo tem me limitado”

O espetáculo de dança dirigido por Mariana Muniz aborda questões fundamentais da existência humana: a limitação imposta pelo corpo, a necessidade de se arriscar, a solidão e outros dramas vividos por todos nós.
“Nucleares” abriu a virada cultural de São Carlos trazendo por meio dos movimentos e das palavras uma profunda reflexão a todos que assistiram sua apresentação.Envolta em uma atmosfera cheia de incertezas, observamos a combinação de movimentos bruscos e provocantes com trechos dos textos de Hélio Oiticica sobrepostos pela guitarra de Jimi Hendrix. A dança contemporânea apresenta um aspecto provocante de observarmos a situação humana.

22/05/2010 (Sábado) – Horário: 18h00

O que seria de nós sem as coisas que não existem

O fato de estarmos sempre insatisfeitos e buscando a perfeição são representados por chapeleiros que se encontram ligados ao passado por meio de suas nostálgicas histórias vividas na fabrica de chapéus. Com movimentos sutis, os personagens unem-se ao cenário mutável e dinâmico em que se passa a história. A eterna busca pelo chapéu perfeito é apresentada nesta maravilhosa peça do grupo LUME como uma referência à necessidade de estarmos sempre envolvidos com a busca do que não temos. Ao sair da peça o espectador mais atento se vê preso à reflexão de que não sabemos o que é perfeição, “mas estamos aqui tentando fazer o chapéu perfeito”.

22/05/2010 (Sábado) – Horário: 20h30

Cartas brasileiras

Através de movimentos suaves e sincronizados, o grupo Raça Cia. de dança, mostra sob a direção de Roseli Rodrigues, que é possível transformar cartas em composições musicais acompanhadas pela dança. O espetáculo representa os encontros e desencontros a que somos submetidos diariamente, intimidando e trazendo admiração aos olhos de quem assiste.
Com o teatro municipal cheio a apresentação encantou jovens e adultos graças ao lirismo presente em seus movimentos no decorrer da apresentação.

23/05/2010 (Domingo) – Horário: 13:00

Shows

Banda The Dead Rocks
Banda "The Dead Rocks"

A praça Coronel Salles foi o local escolhido pelos organizadores do evento para sediar as maiores atrações da Virada Cultural. Pela praça passaram atrações como Vanguart, The Dead Rocks, Negra Li, Móveis Coloniais de Acaju e Lobão. O primeiro show no local foi da banda Vanguart, do Mato Grosso, com um público ainda reduzido, mas já empolgado para enfrentar mais vinte e quatro horas de atrações culturais. Logo após, tivemos a apresentação dos veteranos São Carlenses “The Dead Rocks”. Vestidos com seus tradicionais termos vermelhos e seus já conhecidos topetes, o grupo instrumental empolgou a platéia com músicas como Misirlou (tema do filme Pulp Fiction). A surpresa ficou pro final do show, com a intervenção de um mascarado fazendo performance no palco.

Às 00h00, Negra Li entrou no palco principal para um show com várias interrupções causadas por problemas técnicos, porém a cantora não decepcionou e fez o público ficar na praça, já na madrugada fria, para cantar com ela sucessos como “Você vai estar na minha” e “1 minuto”.

Paralelamente, começava as 00h30 no Teatro Municipal Dr.  Alderico Vieira Perdigão o show da banda Blues The Ville, o qual lotou o teatro, deixando mais de 100 pessoas para fora. O show foi marcado pela presença de palco da banda, a qual apresentou músicas do novo cd, músicas já conhecidas pelo público como “Blues da Mama”, além de covers e versões, como um trecho da música “Asa Branca” tocada na gaita pelo vocalista da banda David Tanganelli.

Banda Blues the Ville
Banda "Blues the Ville"

Já no dia seguinte, a tarde na praça começou com a banda Móveis Coloniais de Acaju às 14h00 de um dia ensolarado. O público muito empolgado cantou todas as músicas junto com a banda, sendo correspondido com a descida dos integrantes do palco para junto da platéia durante uma das músicas. Sucessos como “O Tempo” levaram centenas de pessoas a pular e dançar junto com a banda. Tivemos como encerramento dos shows a apresentação do cantor Lobão, com um show extenso e com grande público.

Encontramos alguns problemas na virada cultural, como na distribuição de quase 80% dos ingressos antecipados e nas filas gigantescas para entrar nos locais já lotados. O público também sentiu falta de locais de alimentação próximos e abertos durante o evento. Porém, por se tratar da primeira edição do evento, o balanço foi positivo: tivemos bons shows e um público bem calmo. Cabe esperar pela próxima e torcer para que o bom seja mantido e que venham muitas melhoras.

*Fotos por Andri de Oliveira (http://www.flickr.com/daoc)

Amanda de Castro Melo Souza e Lígia Borba são graduandas do curso de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).