Realização do documentário “O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro Contemporâneo”

Estúdios da Vera Cruz - São Bernardo do Campo

As primeiras iniciativas de consolidar a industrialização cinematográfica no Brasil remontam à segunda década do século passado. Diversos empreendimentos pontuaram  este longo e tortuoso percurso, ao longo dos anos que se seguiram, a exemplo da Cinédia, Vera Cruz e Embrafilme, entre outros.
Em fase de produção, o documentário “O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro Contemporâneo”, aborda justamente a história e memória destas iniciativas. Dirigido e roteirizado pelo Prof.Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, professor adjunto do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos, o filme propõe uma reflexão sobre as principais idéias industrialistas desenvolvidas pela corporação cinematográfica brasileira, no período entre a década de noventa e os dias de hoje.
Tal recorte compreende o intervalo a partir do encerramento da Embrafilme, durante o governo Collor, até os desdobramentos que culminaram com a formação da Ancine.

A etapa inicial de captação de imagens em campo e coleta de depoimentos se deu ao longo da segunda semana de maio passado, na cidade de São Paulo. Foram registradas imagens para cobertura nos antigos estúdios da Vera Cruz e na Cinemateca brasileira, além de depoimentos de algumas personalidades notórias do cenário cinematográfico nacional.

Adhemar de Oliveira, proprietário do Espaço Unibanco, contribuiu com um relato sob a ótica do exibidor. A distribuição de filmes e seus mecanismos mercadológicos foram abordados nos depoimentos de Assunção Hernandez ( Raiz Filmes, produtora), José Carlos de Oliveira (Warner Brothers) e Rodrigo Saturnino (Sony / Columbia), sendo que os últimos trataram do tema enquanto representantes das “majors” no Brasil.
Foram entrevistados o montador, produtor e diretor Paulo Sacramento; Carlos Augusto Calil, realizador, crítico, professor da ECA/USP e atualmente secretário municipal de cultura em São Paulo, e Roberto Moreira,também realizador e professor da ECA/USP.

Entrevista com Paulo Sacramento

O documentário está sendo captado em formato digital HDV, tendo o professor Adriano Soriano Barbuto, do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, enquanto responsável pela direção de fotografia e operação de câmera. Completam a equipe de filmagens Maurício Zattoni, bacharel em Imagem e Som pela UFSCar, na função de produtor executivo, e o autor deste artigo exercendo a função de técnico de som direto.

Com duração final estimada em 50 minutos e lançamento previsto para 2011, o filme ainda terá uma segunda etapa de gravações em campo e entrevistas na cidade do Rio de Janeiro, programada para o mês de julho. Sua veiculação será negociada com canais de televisão educativos, cineclubes, entre outras janelas de exibição para o público ao qual se destina, e o material bruto original servirá de fonte para outras pesquisas posteriores relacionadas ao tema.

Depoimento de André Gatti na Cinemateca

Vale frisar que o documentário “O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro  Contemporâneo” é um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, CAPES e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar.

Pedro Dolosic é mestrando em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.

Este post tem um comentário