*Por Isabella Herling e Nayton Barbosa
Um dos momentos mais esperados da SeIS 14 foi a exibição do filme Tatuagem com a presença do diretor Hilton Lacerda, no Teatro Florestan Fernandes. Com um inicio um tanto quanto conturbado, por problemas técnicos, Hilton que só conversaria com o público após a exibição, subiu ao palco e introduziu um pensamento inicial sobre o filme.
Como um debate sem o conhecimento de uma obra é algo vago e incerto, Hilton com um bom humor conduziu o debate até que os problemas fossem solucionados.
Mesmo com uma projeção não muito boa, o público acompanhou com atenção o filme. O filme conta a história da trupe teatral Chão de Estrelas, que em plena ditadura militar, usam do deboche e da nudez para provocar e discutir temas como liberdade e democracia, usando seus corpos como um instrumento de resistência política. A trupe é liderada por Clécio Wanderley (Irandhir Santos), que se envolve com o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar e cunhado e Paulete (Rodrigo Garcia), a principal estrela da equipe. O relacionamento entre Fininha e Clécio faz com que Fininha conviva cada vez mais com os membros da trupe, ao mesmo tempo em que tem que lidar com a repressão militar da ditadura.
O uso do corpo para clamar liberdade é uma constante nesse filme, onde tudo está extremamente bem trabalhado: roteiro, elenco, fotografia, direção, trilha sonora. Não há um ponto do filme que não mereça destaque.
Após a exibição do filme, o diretor Hilton Lacerda contou um pouco sobre o processo de produção do filme e respondeu as perguntas do público, que tocavam em assuntos como a nudez do filme, a forma que ele foi distribuído,e a questão da verossimilhança da história. Novamente com bom humor e muita humildade, Hilton conquistou o público.
Tatuagem é um filme ambientado no passado que dialoga com o nosso presente, nos fazendo refletir se as liberdades que eram desejadas na época conseguiram ser alcançadas, ou se ainda requerem.
Confira a programação: SeIS.14: O Corpo no Audiovisual
Resumo do Dia:
Mais fotos por Camila Bisson, Lara Cosan, Marlonn Albuquerque e Bruna Barbosa.
*Isabella Herling é graduanda do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos e editora na Seções Cobertura e Entrevistas
*Nayton Barbosa é graduando do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos e editor geral da RUA