Dia #2: Oficina Convergências Audiovisuais

Por Lidiane Volpi*

Nesta sexta-feira ocorreu a Oficina de Convergências Audiovisuais, ministrada por Roberto Leão, na 7ª SUA – Semana Universitária do Audiovisual. A oficina teve como objetivo expor a convergência no meio audiovisual tendo por base o cinema.

Após apresentação formal do palestrante e tema, Roberto exibiu o filme 666, do diretor alemão Wim Wenders. No filme, diversos realizadores dissertam acerca de uma possível ”morte do cinema” com a massificação da TV e chegada do VHS. Após a exibição, fora discutido a mesma questão que perpassa o filme.

Roberto traçou um panorama histórico do cinema, desde seu surgimento com a intersecção de outras artes, até o momento atual, onde a sétima arte se mescla com outras mídias, seja na temática ou na divulgação do produto final.

A oficina fora marcada pela interação com os participantes. Durante vários momentos, Roberto os questionou acerca de seus hábitos em relação a diversas mídias, especialmente a televisiva, com foco nos seriados. Ainda sobre mídias, houve espaço para diálogo acerca das novas formas de exibição de conteúdo audiovisual online, bem como a forma pela qual seriados se tornam famosos mundialmente com o grande acesso a rede mundial de computadores.

Por fim, Roberto abriu espaço para ouvir os projetos relacionados a temática da mostra. Dentre outras questões, o oficineiro problematizou o uso de redes sociais no audiovisual, a especificidade existente em cada plataforma e finalizou ressaltando a potencialidade que cada uma dessas mídias agrega em si.

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.