Cobertura SeIS.14 – 1º DIA: Palestra: O Corpo no Cinema: proposta de reflexão sobre o trabalho do ator, com Pedro Maciel Guimarães

*Por Lidiane Volpi

1013599_626693264076036_5372422825835839572_n

O primeiro evento da 14ª Semana de Imagem e Som teve início na tarde do dia 07 e prosseguiu no período matutino do dia 08. A palestra ‘’O Corpo no Cinema: proposta de reflexão sobre o trabalho do ator’’, fora ministrada pelo crítico e professor Pedro Maciel Guimarães.

Pautado pelo didatismo, o curso fez uma incursão à história do cinema, buscando ressaltar como, ao longo deste período, as relações de atuação e corpo tiveram destaque.

No dia 07, Pedro Maciel apresentou o seu método de trabalho, bem como explicitou os teóricos e cineastas aos quais servem de referência para sua pesquisa. Enquanto elemento histórico, a ficção faz-se um amplo campo de análise para o tema proposto. No primeiro cinema, ainda ligado a feiras de atrações, o cinema cede espaço à teatralidade; com o desenvolvimento da linguagem, o melodrama destaca-se como forma de expressão e traz consigo o corpo patológico, canalizador da dor da personagem e responsável pela comoção do espectador; chega-se então ao cinema moderno, que se propõe a libertar o corpo dos preceitos impostos pelo cinema clássico.

No último dia de palestra que se iniciou na manhã do dia 08, o palestrante aprofundou as questões que fazem-se características na atuação do cinema moderno. O corpo máscara e o máquina, cedem espaço para o rosto tela, principalmente na obra Bergmaniana. Calcado na superficialidade, estas faces podem ser desmontadas, retrabalhadas, moldadas de acordo com o que o cineasta pretende. O corpo, representado pelo cinema moderno, tende a romper com as regras do dispositivo e também nutre-se de  liberdade para, muitas vezes, desconstruir discursos hegemônicos.

10154551_626692660742763_3135124516626647043_n

A palestra contou com público proveniente, em sua maioria, de alunos da Imagem e Som. As turmas variaram de ingressantes à responsáveis pelos TCCs que em breve serão filmados. O evento fez-se de grande importância por permitir o encontro audiovisual deste  elo temporal que liga o primeiro ao último ano do curso.

Confira a programação:  SeIS.14: O Corpo no Audiovisual

Mais Fotos por Lara Cosan

Resumo do Dia:

*Lidiane Volpi é graduando do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos e editora geral da RUA