Atualmente a animação tem se desenvolvido tecnológica e comercialmente, destacando-se no meio audiovisual. Também as histórias em quadrinhos, ou arte sequencial (termo geralmente usado para definir as HQs), têm recebido reconhecimento enquanto obras de valor artístico, sendo muitas vezes transportadas para os meios cinematográfico e televisivo.
Assim, a 13ª edição do Dossiê apresenta o tema “Animação e Arte Sequencial (HQs)”, com artigos que vão de Walt Disney a Batman.
Todos os artigos foram apreciados pelo Conselho Editorial do Dossiê composto por Profª Drª Ana Paula Cruz Penkala Dias (UFPel), Profª Drª Carla Schneider (UFPel), Profª Drª Índia Mara Martins (UFF) e Profº Dr Leonardo Andrade (UFSCar). Agradecemos a participação dos autores, que contribuíram com os artigos importantes para essa publicação, e aos conselheiros e editores, que colaboraram com a análise, edição, revisão e publicação deste Dossiê.
Boa leitura!
As mídias segundo Mafalda
Por Juliana Bulhões Alberto Dantas, Diolene Borges Machado, Euzébia Maria de Pontes Targino Muniz, Marcelo Bolshaw Gomes
Ao infinito e além da trilogia dos brinquedos: pensando a cultura popular e a cultura visual a partir de Toy Story
Por Ana Paula Penkala
A página como espaço simbólico
Por Jônathas Araujo
Bambi e Up: um estudo comparativo das relações entre processos produtivos, visualidades e narrativas
Por João Henrique Duarte Nadal
Da Transilvânia para os trópicos: Drácula nos quadrinhos brasileiros
Por Lúcio De Franciscis dos Reis Piedade
Como se faz uma animação? : os discursos que animam (uma) Tempestade
Por Daniela Ramos de Lima
Heróis transmidiáticos: A cultura da convergência no Universo Marvel do cinema
Por Renné Oliveira França
Morte, sombras e intertextualidades em Batman Begins
Por Vilson André Moreira Gonçalves
Nakasendô, o caminho de identificação do leitor com o mangá Rurouni Kenshin
Por Rafael Augusto Montassier, Leonardo A. de Andrade
Panorama da Estereoscopia, da Animação e da Animação Estereoscópica
Por Tiago E. dos Santos, Leonardo A. de Andrade
A manutenção do multiuniverso ficcional dos quadrinhos através de recursos de distorção temporal ou Como Não Matar o Batman?
Por Matheus Machado Mossmann, Marsal Ávila Alves Branco
Os quadrinhos de Scott Pilgim como storyboard do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo
Por Liana Gross Furini, Roberto Tietzmann
A produção de histórias em quadrinhos Disney no Brasil
Por Roberto Elísio dos Santos
“Dossiê Rê Bordosa”: biografia, autobiografia e elementos transmidiáticos
Por Carla Schneider
A intertextualidade nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem: remissões a Caverna do Dragão nas edições número 2 e 38 da revista
Por Gisele Roncon Inglez de Souza
Le Journal de Mickey e Le Journal de Tintin – o mercado europeu de HQ dos anos 50
Por Priscila Gomes Halabi
O apocalipse compartilhado em The Walking Dead
Por Paula Gomes
Terror animado — questões de gênero nos estudos de Animação
Por Daniel Moreira de Sousa Pinna
Leitura autobiográfica em O espinafre de Yukiko
Por Tiago Canário
O cânone nos comics
Por João Senna Teixeira
South Park: (des)construção iconoclasta do contemporâneo
Por Érico Fernando de Oliveira
Montagem cinematográfica no cinema de animação: um sobrevoo através dos filmes
Por Maria Luiza Dias de Almeida Marques
Média de Pavel Koutský: O consumo da mídia sob o olhar da animação
Por André Luís Santini