Dia #3: Apresentação de Pesquisas 2

Por Henrique Rodrigues Marques*

Abrindo a programação do terceiro dia de 7ª SUA tivemos a segunda e última parte das apresentações de pesquisas. Com o tema “Estudos de caso, por ora o acaso”,  que foi abordado tanto pelo viés poético quanto comercial, o programa contou com um grupo de pesquisadores multiregional.

Abrindo o ciclo tivemos o trabalho  “Cinema e literatura: traduções estéticas de uma filosofia oriental” , de Eduardo Costa Madeira  da Universidade Federal do Espírito Santo. Partindo do cinema sensorial da japonesa Naomi Kawase, o estudo traça paralelos entre a filosofia zen e a estrutura narrativa de fluxos e ritmo sensorial, muito presente no cinema asiático. A apresentação gerou grande retorno da plateia, que contribuiu com observações bastante relevantes.

Logo depois tivemos Augusto César Dantas de Souza  da Universidade Federal de Pelotas com a pesquisa “Liverpool: Lisandro Alonso e a objetividade” que analisa o filme Liverpool dirigido por Lisandro Alonso. Abrindo com uma citação em Tarkovsky diferencia metáfora de simbologia, de Souza deixa explícito que o estudo trata do poder da imagem e do papel do cineasta ilusionista que brinca constantemente com o mostrar e o ocultar, pregando peças e deixando o espectador com lacunas a preencher. Além disso o autor ressaltou a importância da quebra diegética na narrativa do diretor.

“As estratégias econômicas e estéticas dos blockbusters high concept baseadas em histórias em quadrinhos de super-heróis”, de Marcelo Félix Moraes  da Universidade Federal de São Carlos, apresentou um detalhado panorama sobre as relações transmidiáticas do cinema hollywoodiano contemporâneo, á partir da exploração de ícones já consagrados, como os personagens de histórias em quadrinho. O autor sublinhou também  a importância do marketing na solidifcação desses ícones para a obtenção de lucro através do licenciamento que essas marcas geram.

Indo do blockbuster norte-americano para o documentário nacional, tivemos “A construção da voz no discurso fílmico documental através da montagem: um estudo de caso dos filmes Santiago e Pacific” de Laís Lima Pinho da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A partir desses dois documentários fundamentais da última década do cinema brasileiro que, de maneiras bem distintas, utilizam-se de narrativas experimentais, Pinho defende a importância da montagem na criação do discurso. “Acredito que apesar de seguirem caminhos tão opostos, as duas obras se complementam, fecham um círculo”, finaliza a autora.

Fechando o programa, Renata Spitz  da própria Universidade Federal Fluminense apresentou a pesquisa “O cinema em trânsito: da estrutura ao discurso pedagógico no cinema de Abbas Kiarostami”, que levantou questões sobre a relação do cineasta iraniano com a busca e o deslocamento enquanto o “não-espaço”, esse trecho que separa dois lugares. Outro ponto levantado por Spitz é o papel político que Kiarostami exerce, apesar de não ser um cineasta militante.

Apesar dos objetos de estudo tão diversos, todos as excelentes pesquisas apresentam uma mesma preocupação em entender os processos criativos e as motivações de construção da linguagem cinematográfica.

*Henrique Rodrigues Marques é estudante de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e editor da RUA.