Entrevista com os realizadores de “Perfeito”

O curta-metragem é uma animação em 3D que lida de forma sutil e metafórica com a relação de uma figura solitária de madeira e sua tentativa de criar uma companhia. Como forma de obter um panorama do curta-metragem, a equipe da RUA entrevistou o diretor (Maurício Bartok) e os responsáveis pela trilha (André Arruda e William Roscito) e mixagem (José Miguel).

Dados técnicos

Perfeito
Animação / Cor / 3 min

Animação e Render
Software em que foi desenvolvida: Maya, After Effects, Photoshop
Tempo de produção: 1 ano
Características gerais de renderização: Renderizado com o Maya, occlusão com mental ray. Depth of field simulado com Luminace depth

Som
Gravado e mixado no Logic Pro 8
Microfone: Shure SM57
Guitarra: Fender Stratocaster
Sintetizadores e efeitos do próprio programa
Placa de Som: MOTU Ultralite

Entevista com o diretor de animação Maurício Bartok

Como se iniciou a idéia da animação e como foram as primeiras etapas de produção (roteiro, storyboard, concept art)?

MB: A idéia nasceu enquanto fazia um curso de animação no Canadá, mas preferi realiza-la em outro estilo de animação, pois queria aprender novas técnicas de cartoon. Eu fiz apenas um esboço do personagem, pois já tinha na cabeça a história e, como eu faria tudo sozinho e teria apenas um cenário, não me preocupei em fazer storyboard, preferi pensar nas cenas movendo a câmera e imaginando como cada enquadramento funcionaria melhor para causar determinada sensação, sempre me preocupando com a edição. Assim, decidia uma câmera, fazia um preview e colocava na edição pra ver se nada de estranho estava acontecendo. Acabei jogando uns três takes fora, mas isso é bem normal.

Quais as diferenças entre a direção de cinema e vídeo e a direção de animação?

Acho que são bem parecidos. Tudo tem que ser bem planejado para evitar desperdícios, pessoas irritadas, manter todos realmente envolvidos no projeto. É muito difícil manter o ânimo num projeto longo.

Qual era a equipe que participou da realização da animação? Como foi a divisão de trabalho e quais são as principais funções?

Na verdade, a criação e visual foram feitos por mim, a música foi criada e produzida por André Arruda e William Roscito, que são dois publicitários amigos meus, e os efeitos sonoros por José Miguel Enriquez, um mexicano que estudou comigo no Canadá e me impressionou com alguns projetos.

A equipe tem experiência de realização com vídeos ou filmes? Como a equipe vê a questão da animação em comparação a trabalhos em live action?

Eu e José Miguel temos experiência com vídeos, eu trabalho com publicidade e novelas e José Miguel está fazendo filmes. Já criar uma música para animação foi novidade para o André e William que além de publicitários são músicos amadores. Pelo jeito adoraram e em minha opinião fizeram um trabalho muito legal.

Entrevista com o responsável pelos efeitos sonoros e mixagem José Miguel

¿Cuál fueron tuyas referencias en música y diseño sonoro en este trabajo?

JM: Como referencia para construir el sonido de una animación como Perfeito mire todo lo que pudiera ser una película de fantasía. Todas las películas de Tim Burton o los estudios Pixar son una buena referencia. El sonido trabaja para hayudar a crear esos mundos fantásticos. También la comunicación con el creador o director es fundamental para poder hacer una banda sonora que pueda transmitir la idea del creador.

La animación es experimental. ¿Cómo eso cambia los efectos sonoros?

Cuado una pieza es original permite una mayor licencia creativa, plantea un reto diferente. El sonido puede hayudar a empujar las barreras en la pantalla. Por lo general para contar una historia se usan los elementos propios de un género como drama, comedia o ciencia ficción. Cuando la película es experimental se puede echar mano de nuevos elementos o de un twist de los elementos tradicionales.

¿El trabajo en animación es diferente de videos live-action (proyecto, ideas, volumen de trabajo)?

En los videos de live action con actores reales el trabajo es muy diferente al de la animación. La animación es una oportunidad de crear u mundo sonoro casi desde cero, cosa que no puede hacerse con live action. Por lo general una gran parte del trabajo en una película con actores es la limpieza de el dialogo, darle una intención correcta y crear seguir la narrativa de la pieza. Cuando se trabaja en animación las decisiones creativas tienen un límite más amplio que el del realismo o el drama.

Comenta-te proceso creativo.

Yo pienso que el proceso creativo de el diseño sonoro esta en todas las etapas de el proceso. Conforme uno conoce la pieza piensa en nuevos recursos o detalles que pueden hayudarla. El trabajo sonoro para medios visuales es muy detallado y artesanal. La atención a detalles, el concepto y el pulido de los sonidos toman tiempo y es muy importante. Para la pieza de Mauricio Bartok conseguí una casa madera prestada de un amigo y la clave estuvo en buscar muchos sonidos a partir  de objetos, paredes o el techo de la casa. Cuando uno esta buscando un sonido hay que intentar mucho hasta conseguir lo que tenías pensado y esa es una parte divertida y frustrante al mismo tiempo por que no es fácil.

Comentários dos compositores da trilha André Arruda e William Roscito

AA: Para mim foi especialmente interessante. Mesmo já trabalhando a quase dez anos no mercado publicitário eu nunca havia participado de um projeto desse tipo. Toda a experiência adquirida na universidade me ajudou a montar um trabalho com mais qualidade e coesão. Acho que a maioria dos profissionais de Publicidade e Propaganda são pessoas mais ligadas em entretenimento, consequentemente em cinema, música, teatro, video games, etc. e essa intimidade com esse segmento facilita na hora de criar para qualquer tipo de projeto ou meio. Só para concluir, acho que os profissionais formados em publicidade têm uma polivalência sem igual. E podem usufruir do conhecimento adquirido nos anos de curso das mais variadas formas.

WR: Na verdade quem chegou até mim com o pedido do Maurício foi o André. Logo de cara me empolguei com o projeto, afinal, a animação era realmente muito boa (conceito, técnica, etc) e eu nunca tinha trabalhado produzindo trilhas anteriormente.

Já tive um Home-studio e nele produzi alguns spots, locuções, cds de musica infantil e projetos pessoais. Porém, na época dessa trilha, já havia desmontado o estúdio e só me sobraram os equipamentos que usamos para gravar e mixar a composição em um dos quartos do meu apartamento.

Todo o processo foi rápido, nos tomando apenas três noites de reunião entre planejamento e execução. Pelo conteúdo quase meditativo do curta, a ideia que tivemos foi criar não uma trilha propriamente dita, mas sim uma ambientação, com espaços longos de silêncio para ajudar a trama e criar tensões que acabaram combinando bem com o resultado final. Os vocais que aparecem ao fundo são do André. Durante o processo, tivemos a colaboração de outro publicitário amigo meu: Fábio Cavinatto.

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta