IV SUA – Semana Universitária de Audiovisual


Cobertura em vídeo do evento pela RUA

Pedro Marcondes – Participante

Chegamos em Julho deste ano a quarta edição da SUA – Semana Universitária de Audiovisual, cuja fundação (coloquemos assim) data de 2004 na cidade de São Carlos,durante a Semana de Imagem e Som, a chamada SEIS, que abria pela primeira vez a oportunidade para a vinda de estudantes de outros cursos de audiovisual.  Em um breve histórico temos a primeira edição realizada na cidade de Bauru em 2005, onde está instalado o curso de Radio e TV da UNESP. Posteriormente no ano de 2006 a SUA vem a ocorrer em Piracicaba, realizada na UNIMEP pelo curso de Radio e TV; e em 2007 em São Carlos, novamente na UFSCar, através da graduação em Imagem e Som. Seu propósito pauta-se no diálogo, intercâmbio e cooperação entre alunos de diferentes graduações que envolvam o audiovisual, por intermédio de uma semana composta por um calendário que envolve oficinas, mostras, debates e festas.

Com sua quarta edição, realizada entre os dias sete e doze de Julho na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) pelo curso de Midialogia, o evento vem a amadurecer junto à sua crescente longevidade, ausentando-se cada vez mais de um caráter embrionário primordial, celular, vinculado fundamentalmente ao sudeste, em principal ao estado de São Paulo. Posso atribuir esta afirmação porque nesta edição da SUA pude observar a presença de estudantes vindos de universidades mais distantes de nosso nicho comum (Rio – São Paulo), cujos laços passam agora a ser mais bem fixados, acredito (tal como ocorreu através da boa presença de alunos da UEG e da UNB). O diálogo foi também intensificado entre eventos e projetos tais como a parceria da SUA com os festivais Contato e Perro Loco, além da divulgação da própria RUA aos presentes. A integração promovida confirma-se por intermédio de estatísticas do evento que relatam a participação de graduandos de, pelo menos, quinze centros de ensino superior do Brasil. Houve ainda um total de 228 inscritos na Semana, além da presença de diversos universitários que acompanharam a SUA, mas que não participaram das oficinas, optando apenas por algumas atividades presentes na programação semanal, tais como as festas. Com esta integração, evidenciada pelos números, o resultado não poderia ser melhor. A possibilidade de conhecer aspirantes a uma mesma vertente profissional no futuro é um ótimo exercício de troca de informações, conteúdos e idéias; e o fato é que a própria natureza da SUA proporciona este vinculo bem interessante por meio de diálogos que vêm a surgir em vista de das oficinas, das mostras de vídeo e das festas realizadas ao longo da semana. Outro ponto é que mesmo diante da realização da SUA na mesma semana do 3º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo houve um considerável número de alunos que optaram pelo acompanhamento da Semana, o que mostra a credibilidade e repercussão que o evento tem ganhado ano após ano.

Em relação ao cronograma semanal pontuo o caráter intenso típico a SUA. Nesta quarta edição ela foi composta ao todo por dez oficinas – nos mais variados gêneros dentro do universo do audiovisual, tais como TV Digital, Animação em Stop Motion, Produção Sonora, Realização de Videoclipe, Produção Audiovisual, Criação de Jogos Narrativos, entre outras. Durante minha segunda participação na SUA optei pela oficina de Produção Sonora, ministrada pelo professor José Eduardo de Paiva, relatando aqui que ela satisfez minhas expectativas ao cumprir as metas estabelecidas pelo oficineiro nas mais de nove horas dispensadas ao curso dividido em dois dias. Contou também com seis mostras, sendo uma delas denominada Competitiva, com premiação ao melhor curta universitário, cujo vencedor, Almoço (considere um jantar) – realizado por alunos da FAAP – tive o prazer de acompanhar na sala de exibição do Instituto de Artes. Um ponto interessante a destacar é a premiação dos realizadores do audiovisual universitário por intermédio da realização de parcerias com a iniciativa privada (elogios à organização que conseguiu angariar um grande número de patrocinadores para esta edição). Por fim, somam-se as demais atrações, cinco eventos – em sua maioria festas, na minha opinião com mais altos que baixos (com o destaque as SUA Open Bar realizada na casa noturna Rudá de Barão Geraldo e a festa Lust for Life, cuja realização ocorreu no Bar do Zé, contando com a presença de bandas de universitários participantes do evento, uma outra iniciativa que deve permanecer com o apoio aos músicos presentes nas mais diferenciadas faculdades de audiovisual que participam da Semana). Se contabilizada toda a programação percebe-se a sua grande densidade, com atividades ao longo dos três períodos do dia, conciliando o viver audiovisual à descontração e integração promovida nas cinco noites da quarta SUA.

Ao fim da semana ocorreu a Plenária, apontando os erros e acertos evidenciados nesta edição de 2008. Foram apresentadas ainda as candidaturas para a próxima edição da Semana: a USP, por intermédio da ECA, a FAAP, através da FACOM e a candidatura de conjunta de UFG, UEG e UNB. O veredicto será apenas apresentado em Setembro diante das apresentações dos projetos de candidatura a serem entregues pelas respectivas universidades até o fim do mês de Agosto. E aqui defendo, e justifico, a candidatura conjunta de UFG, UEG e UNB em vista do deslocamento da Semana a um eixo que não permeia apenas o centro Rio – São Paulo, fator que levaria sem menor dúvida o projeto a ares ainda mais ambiciosos, cada vez menos “regionais” e mais “nacionais” (ampliando assim o pensar audiovisual através de diálogos e debates ricos entre realizadores e graduandos das mais diferenciadas localidades). Após a Plenária o evento final, um churrasco, cessa as atividades da Semana, evidenciando as raízes positivas (como as amizades, parcerias, debates e aprendizados) de um projeto extremamente positivo a nós universitários que vivemos o audiovisual ou que apresentamos interesse pela área. Por isso não me veto ao uso do que seria um chavão, mas que em verdade é uma certeza para muitos, ano que vem, na próxima SUA, eu também estarei lá.

Fernando Martins Collaço – Responsável pela Comissão de Mostras e Oficinas

Da miríade de sentimentos e sensações envolvidas na organização da IV Semana Universitária de Audiovisual, ver as pessoas aplaudindo em pé poderia ser a cereja do bolo de todo um longo processo pelo qual passamos durante todo esse ano de planejamento do evento. No que concerne ao trabalho que envolve a organização das mostras e oficinas, e falando em nome da comissão, a experiência envolvida em todo o planejamento das atividades foi muito proveitosa, pois pudemos ter um contato pleno com os assuntos antes mesmo deles se consolidarem em forma de programação e assim pudemos aprender um pouco mais sobre determinados tópicos que por vezes eram pouco vistos até então, ou mesmo desconhecidos (como por exemplo, a experiência com o grupo de live-cinema, V-DOC, que se tornou uma surpresa muito positiva)

Esse caminho percorrido envolveu todo um processo de amadurecimento de idéias anteriores e permitiu também uma maior união, sendo ela tanto interna, onde aprendemos o quanto é necessário cooperação para uma boa estrutura organizacional, e também externa, pois pudemos trocar muitas experiências com outras comissões e aprender detalhes que não eram inerentes ao nosso trabalho.

Em relação aos participantes das oficinas e ao público das mostras, só temos que elogiá-los por toda a conduta adotada. Mesmo diante de todos os erros e acertos que tivemos pudemos contar com a paciência, compreensão e até ajuda da maioria para que tudo pudesse andar dentro do planejado. É de se destacar que o interesse de todos, sejam participantes das oficinas ou mesmo o público das mostras, foi digno de elogio por parte de oficineiros e convidados.

Por fim, é importante ressaltar os frutos que a semana proporcionou como a parceria com o Festival Perro Loco, que já demonstra interesse em mantê-la em definitivo, a parceria com o Festival Contato e a própria RUA, além dos trabalhos iniciados nas oficinas e em conversas informais com os oficineiros e que visam se desenvolver durante os próximos meses.

No mais, fica nosso agradecimento para todos que vieram e que ajudaram na organização do evento. Fica ainda o convite para todos aqueles que ainda não conhecem ou não tiveram a oportunidade de comparecer ao evento, prestigiarem o mesmo ano que vem, pois como se diz, onde quer que seja, estaremos lá.

Gabriel Ishida – Representante da Comissão de Comunicação

Nós, em particular a comissão de Comunicação da IV SUA, estamos plenamente contentes com os resultados da semana. O esforço de insistir na divulgação em outros estados teve total êxito. Vieram estudantes de todas as partes do país, como Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal, demonstrando que a SUA está ganhando destaque no cenário audiovisual universitário do Brasil. Isso se deve também, além da divulgação externa ao estado de São Paulo, ao fato das edições anteriores da SUA (Unesp, Unimep e Ufscar) terem apresentado uma organização de qualidade, reforçando a imagem do evento, que só tende a crescer mais e mais.

Em relação ao material gráfico: foram alguns meses de muito bate-cabeça para se definir as cores, a identidade visual da semana. Mas todo trabalho foi recompensado, ao vermos a galera curtindo o design dos cartazes, dos folders e, principalmente, da camiseta, que conseguimos vender todas.

Acima de tudo, ver a galera da Unesp, Unimep, Unicamp, Ufscar, USP, Senac, UEG, UFG, UnB, UFSC, Anhembi, FAAP, Umesp, UFRJ, entre outros, unidos no mesmo lugar e se interagindo, valeu qualquer sacrifício. Assim, sentimos que demos mais um passo para a integração entre universidades de comunicação e audiovisual do Brasil. E ano que vem tem mais, eu estarei lá!


Stefanie Alves – Organizadora Geral da IV SUA

Organizar a IV Semana Universitária de Audiovisual foi muito gratificante. Foram meses de preparo para que todos os participantes pudessem aproveitar os cinco dias de evento da melhor forma possível. Esse ano nós conseguimos expandir a participação das Universidades de fora do estado de São Paulo, afirmando a tendência de crescimento a nível nacional da Semana. Foram cerca de 220 participantes nas oficinas, vindos de 25 Universidades diferentes do país e de diversos cursos correlatos ao Audiovisual.

Contamos com o apoio da Infra-estrutura da Unicamp, em especial do Instituto de Artes para a realização das oficinas e do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação fornecendo os equipamentos necessários para a realização das mesmas. Além disso, nos foi permitido oferecer aos nossos participantes a realização das refeições no Restaurante Universitário pelo mesmo preço dos alunos regulares da Unicamp.

Contamos com o apoio e o patrocínio de 13 empresas e instituições que colaboraram na questão financeira e com materiais necessários para realização de oficinas e outras atividades da Semana.

Só tenho a agradecer a todos os que fizeram possíveis a realização desse evento como uma boa repercussão, sejam eles organizadores, professores, funcionários ou participantes. Sem a presença de todos, e de cada um em especial, nada faria sentido.

Sentirei saudades dos momentos que passei durante os meses de organização, as inúmeras reuniões, ligações, correrias, ofícios, etc. Absolutamente tudo valeu a pena!

Quando, no dia 11 de julho, encerramos as atividades na plenária final, a sensação de dever cumprido foi inexplicavelmente maravilhosa, ao mesmo tempo de um enorme aperto no peito por sentir um vazio que a IV SUA deixou na minha vida ao acabar.

Vídeo por Catita Alves, Juliana Soares, Eduardo Palazzo e Lucas Mingoti

Author Image

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

More Posts

RUA

RUA - Revista Universitária do Audiovisual

Deixe uma resposta