MOSCA 8 / Dia #1 – Mostra Brasil Sessão CAMBUQUIRA

Por Lidiane Volpi *

IMG_8441Neste ano, aconteceu a segunda edição da Mostra Brasil – Sessão Cambuquira, evento que busca dar visibilidade a produções audiovisuais locais. Antes de dar início a sessão, os realizadores conversaram acerca dos curtas com o público ali presente. Teve de tudo um pouco: documentário, animação, filmes de viagens.

O primeiro curta exibido foi Escadaria de Sentimentos, de Alexandre Felix e Gabriel Lemes, que, através da encenação em uma escadaria, visa deflagrar, através de movimentos corporais e expressões faciais do protagonista, os sentimentos e indagações inerentes a vida humana. Para acentuar a atuação, a fotografia fora constituída em preto e branco.

O segundo curta, o documentário Néco Almeida – Um Cidadão de Cambuquira, realizado por Antônio Almeida, visa contar a história de um cidadão cambuquirense conhecido pessoalmente, inclusive, por alguns membros que compunham a platéia. O documentário se constrói a partir do depoimento de familiares e pessoas próximas à Néco de Almeida, bem como fora lançado mão de imagens fotográficas de arquivo.

O terceiro curta, Liberdade ainda que tardia, explicitou as intersecções entre a paisagem mineira que resiste à passagem do tempo e os ideais de um marco histórico, para o país e estado de Minas Gerais, a Inconfidência Mineira. O filme, dirigido por Thiago Ozanan, explicita um pouco de suas viagens pelo território mineiro, sempre amparado pelo viés do esporte aéreo.

O último curta a ser exibido, a animação Fragmentos, de Raoni Nogueira de Vilhena e Simone Assis, pretende incitar o pensamento acerca da renovação constante e necessária para que o ser humano saia de sua zona de conforto e mude a si e o local circundante, para tal utiliza-se da metáfora de roupas em um varal, que antes de chegarem lá, passaram por um processo de limpeza.

Como ocorrera durante toda a noite, após a exibição houve debate por parte de realizadores e público. A identificação e a confluência entre ser e cidade ficara clarividente com os depoimentos de ambos os lados. A expressão em tela grande que teve como matéria cinematográfica, delineando contornos, a cidade natal, fora tema central das discussões da mostra que encerrou a noite.

IMG_8430

* Lidiane Volpi é estudante de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos e editora da RUA.