Projeto Cine en su Barrio

No início de 2010 estive em Santiago do Chile para fazer um curso de línguas, e eis que ao chegar na simpática capital chilena me deparo com uma surpresa agradável: o projeto Cine en su Barrio (Cinema em seu bairro).

O projeto está em sua segunda temporada no bairro da Providência, local onde morei durante o curso e onde também tive o privilégio de acompanhar sessões desse evento. Trata-se de um cinema a céu aberto, em importantes praças da cidade, nesse caso, em praças de Providência. Faixas nas praças anunciam o evento, e atraem os olhos de quem por ali passa; muitos estrangeiros, pois existem várias escolas de idiomas naquela área (e também é uma conhecida zona de boêmia), jovens que rolam nos gramados ao redor com seus pololos (expressão chilena para “namorado”, derivada da linguagem indígena daquela área, o mapocho), além de famílias e crianças que brincam perto dos chafarizes.

As sessões ocorrem duas vezes por praça e durante a semana, e as que pude acompanhar aconteceram na chamada Plaza de La Aviación, uma bonita praça com grandes chafarizes que toda noite dão um show com seus grandes jatos de água para os que por ali passam. E não por acaso, leva esse nome por conta de um monumento metálico estilizado, que arrisca ser um avião de design arrojado, e é sob essa estrutura que o grande telão é armado. Cadeiras plásticas forradas servem ao público com certo conforto, mas muitos preferem ficar deitados no gramado ou nas muretas que envolvem o parque. E essa opção de sentar em muretas (pouco confortável) também é a que resta a quem chega depois da nove da noite; as cadeiras são ocupadas rapidamente por pessoas de todos os grupos etários. Como me atrasei, fiquei no concreto.

Poucos se debandam com o decorrer da película, e então vagam alguns lugares nas cadeiras com o decorrer do tempo. Como nessa época do ano não chove nem por decreto em Santiago, não há medo de sair molhado, e nem é necessário levar guarda chuva; talvez por esse motivo seja também a época do ano escolhida para a realização do projeto. A única coisa que incomoda um pouco (os brasileiros) é o friozinho de 13, 14 graus que faz ao cair a noite. Fora isso, é uma agradável noite na praça.

As obras escolhidas para passar nesse evento normalmente são filmes de mais ou menos um ano atrás, que tiveram sucesso à época; e então, os dois que passaram naquela semana foram O Curioso Caso de Benjamin Button, mais voltado para o público adulto, e Monstros vs. Aliens, para as crianças. Segundo um vigilante que sempre faz a segurança da sessão, sempre é garantia de público, e as praças enchem de pessoas, que raramente fazem barulhos ou atrapalham a sessão.

Plaza de la Aviación, onde foram exibidos os filmes

Então, o cinema prova que dá certo mesmo ao ar livre na capital chilena, e também em outros pontos do país, que conta com certa regularidade com ciclos de cinema itinerante, como o projeto Cinevecino, que roda inclusive por cidades litorâneas, como a charmosa Viña Del Mar. Constatamos que o cinema acessível, aberto a todos, é uma oportunidade de entretenimento, que poderia funcionar também em muitos lugares, inclusive no Brasil, tão rico em praças e locais atrativos para tais eventos, assim como em um potencial público (para esse cinema estrangeiro, como o exibido em Santiago).

Juliana Maria Moreira Soares é graduanda do curso de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).