SeIS.12 Dia #5 – Workshop de trilha sonora

Por Amanda Mazzini *

“Silêncio é uma das coisas que mais incomoda o ser humano”. Assim, Márcio Nigro, produtor musical, compositor e sound designer, define o porquê da produção audiovisual ter som e a essencialidade da trilha sonora.

Nigro comandou um workshop dinâmico. Seu público foi questionado sobre o assunto e convidado a experimentar sensações através de trilhas sonoras compostas por ele e por outros grandes nomes da área, como Bernard Herrmann, por exemplo.

Márcio Nigro

Foi um workshop que atendeu à sua demanda. Manteve-se interessante e bem direcionado, principalmente, a estudantes de audiovisual. Nigro tratou sobre o que é a trilha sonora, sua função no produto audiovisual, como ela é concebida e aplicada. O público entendeu como é o trabalho de uma pessoa que faz trilhas sonoras e a sua relação com o filme.

Também comentou quais são as principais dificuldades de se produzir uma trilha sonora, suscitando questões de mercado, de relação com o cliente ou da própria concepção da trilha. Apesar de tantas desvantagens apresentadas, aliviou o público ao afirmar que trabalhar com música é o melhor trabalho do mundo.

Um dos melhores momentos do workshop foi quando Nigro mostrou na prática como a trilha sonora, e a sua ausência, afetam um filme, em termos de continuidade narrativa ou de sensações no público. Em outro grande momento, Nigro tocou teclado para ensinar, com muito bom humor, quais emoções são sugeridas com os diferentes acordes. Nesse mesmo tom, transitou por diversos gêneros e situações cinematográficas apenas com o som de trilhas sonoras já estabelecidas no senso comum.

Ao final, para interagir com o tema da SeIS desse ano, o medo, Nigro explorou trilhas sonoras de filmes de terror ou suspense e analisou seus efeitos nos ouvintes.

Apesar da curta duração de um workshop com tema tão abrangente, Nigro conseguiu administrá-lo sem que a superficialidade afetasse sua qualidade.

* Amanda Mazzini é estudante de Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos.

Este post tem um comentário