CRÍTICA | A Fuga das Galinhas (2000), Peter Lord e Nick Park

Por: Igor Bortoluzzi Flores

Pós-graduando em Direito Tributário pela Universidade Ritter dos Reis

Recentemente, o lançamento de A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets (2023) trouxe novamente à tona seu antecessor, um filme que continua a oferecer profundas reflexões. Enquanto a sequência captura a atenção do público com novas aventuras, o filme original, A Fuga das Galinhas (2000), permanece relevante, especialmente no que diz respeito às suas implicações nas discussões sobre direitos humanos. Essa animação, além de entreter, serve como uma metáfora para temas sérios e atuais, temas que podem ser lidos através de um aspecto jurídico!

A Fuga das Galinhas é um filme de animação que, embora seja uma história lúdica sobre galinhas tentando escapar de uma fazenda, pode ser relacionado de maneira interessante aos direitos trabalhistas.

No filme, as galinhas são obrigadas a produzir ovos sob condições muito rigorosas e controladas, enfrentando consequências severas se não cumprirem as expectativas. A reflexão mais óbvia que podemos ter, é a dos trabalhadores em ambientes de trabalho opressivos, onde são submetidos a condições rigorosas, muitas vezes sem consideração adequada por sua saúde e bem-estar, e com a indisponibilização de materiais de trabalho adequados. Assim como as galinhas no filme buscam a liberdade e melhores condições de vida, os movimentos pelos direitos trabalhistas lutam por ambientes de trabalho seguros, justos e saudáveis para os empregados.

Os direitos trabalhistas incluem questões como jornada de trabalho justa, remuneração adequada, condições de trabalho seguras, direito de formar e unir-se a sindicatos, assim, A Fuga das Galinhas pode ser visto como uma representação simbólica da luta dos trabalhadores contra a exploração e a busca por condições de trabalho mais justas e humanas.

Na visão do conceito de isonomia no ambiente de trabalho, podemos expandir a análise anterior com uma reflexão mais aprofundada.

A situação a que são submetidas nossas protagonistas é análoga aos desafios enfrentados por minorias em ambientes onde não há igualdade de tratamento, condições ou oportunidades de trabalho.

O princípio da isonomia, fundamental no direito do trabalho, busca tratar os desiguais de forma desigual na medida de suas desigualdades, promovendo um ambiente de trabalho justo e equitativo. Por exemplo, no direito brasileiro, há esforços para assegurar a igualdade salarial e oportunidades de emprego, independentemente de gênero, raça ou condição física. Isso inclui políticas como cotas para minorias em concursos públicos e esforços para integrar pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

Assim como as galinhas no filme lutam por liberdade e condições justas, a luta por direitos trabalhistas e a aplicação do princípio da isonomia buscam garantir que todos os trabalhadores tenham equidade, ou seja, condições que se adaptem a situação e à limitação de cada um, de maneira que garanta o mesmo resultado à todos.

Como um grande apreciador da sétima arte e jurista, busco não apenas analisar um filme que marcou gerações, mas também estabelecer uma conexão direta com nossos direitos pessoais, de modo que possamos cada vez mais nos libertar das amarras que nos prendem, assim como as galinhas do filme.

REFERÊNCIAS (seguindo norma ABNT):

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Planalto, Brasília, DF, 10 jan. 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 11 jan. 2024.

CAMPOS, Leonardo. Crítica | A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets. Plano Crítico, [S.l.], 19/12/2023. Disponível em: https://www.planocritico.com/critica-a-fuga-das-galinhas-a-ameaca-dos-nuggets/. Acesso em: jan. 2024.

Fuga das Galinhas: relembre a história do filme antes da sequência. TecMundo, [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/274925-fuga-galinhas-relembre-historia-filme-sequencia.htm. Acesso em: jan. 2024.

JusDocs. Isonomia: Um Guia Definitivo sobre o assunto em 2024. JusDocs, [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://jusdocs.com/fluxogramas/isonomia-um-guia-definitivo-sobre-o-assunto-em-2024. Acesso em:  jan. 2024.