O CREPÚSCULO DA MEMÓRIA EM MEU PAI (2020): um olhar para a (des)personalização do envelhecimento e velhice na obra

O fugaz suspiro do envelhecimento, a fuga dentro de seus próprios pensamentos e memórias, como se dá a vida de uma pessoa com demência, “Meu Pai” (2020) por Florian Zeller.

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ENSAIO | Copacabana Mon Amour, o transe neurótico de uma memória brasileira perdida e ainda não-restaurada

O transe colocado em cena por Sganzerla, repercute para além da dimensão fílmica e por meio do incessante movimento surreal e da performatividade assombrosa dos corpos. Observamos por este olhar não-linear as distâncias e ausências presentes no contexto brasileiro da década de 70. Assim como a memória brasileira, o filme após censura precisou ser restaurado de vários modos, em formas já descontínuas.

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ENSAIO | As três décadas de La Haine: o indizível em combustão e o mundo ainda em queda

Mathieu Kassovitz desenvolve a partir de La Haine, discussões políticas e históricas que representam tensões sociais inevitáveis herdadas da modernidade e sentidas diariamente no mundo contemporâneo.

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