Estudo dos créditos cinematográficos e dos seus efeitos a partir da relação com a diegese fílmica

1. Introdução A seqüência inicial de um filme de longa-metragem (e de curta-metragem também) que mostra a sua equipe e os meios utilizados para a realização do filme através dos…

Continuar lendoEstudo dos créditos cinematográficos e dos seus efeitos a partir da relação com a diegese fílmica

Kedma

Proposta: Análise de impressões ao assistir o filme Kedma, de Amos Gitai, realizado em 2002. A análise não só mergulha em alguns aspectos da forma e da trama como também…

Continuar lendoKedma

Filosofia Clínica & Cinema: O uso do cinema como recurso didático ao ensino da Filosofia Clínica

Márcio José Andrade da Silva. Email: marciojosefc@terra.com.br. INSTITUTO PACKTER - RS / CEFIB – Centro de Filosofia Brasileira – UFRJ / CEUCLAR – Centro Universitário Claretiano – Campinas/SP. TOMADA 1…

Continuar lendoFilosofia Clínica & Cinema: O uso do cinema como recurso didático ao ensino da Filosofia Clínica

Procedimentos de montagem como estratégias de aproximação à cidade contemporânea

David Sperling é professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP. Arquiteto e mestre pela EESC-USP, doutor pela FAU-USP (Área de Projeto, Espaço e Cultura). Recentemente teve seu texto…

Continuar lendoProcedimentos de montagem como estratégias de aproximação à cidade contemporânea

“Se você parar para pensar você morre”: eficiência e pragmatismo na prática de jogos de computador

Luis Guilherme Coelho Mola é Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, pesquisador do Núcleo de Psicanálise e Sociedade da PUC-SP, professor da Universidade São…

Continuar lendo“Se você parar para pensar você morre”: eficiência e pragmatismo na prática de jogos de computador