Crítica | Tár: um ensaio dos mecanismos de poder sociais

No decorrer do filme, observamos a vida perfeita de Tár desmoronando enquanto ela se prepara para o lançamento de seu livro autobiográfico, Tár on Tár, e a tão esperada regência ao vivo da difícil Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler. Similar a outros filmes do gênero, como o famoso A Professora de Piano (2001) de Michael Haneke, Tár (2022) focaliza na arte musical clássica, prolífico reino cinematográfico onde habitam os músicos com suas realidades obscuras e imperfeitas. 

Continuar lendoCrítica | Tár: um ensaio dos mecanismos de poder sociais

Crítica | Os Fabelmans (2022), de Steven Spielberg

Neste filme, Spielberg não está interessado em fazer uma homenagem pueril da sétima arte - reverenciar a magia do cinema -, e sim mostrar como, para ele, o cinema é uma assombração. E a única maneira de escapar dela é observar o mundo com uma visão de cinema. A sua vida precisa se transformar num drama cinematográfico.

Continuar lendoCrítica | Os Fabelmans (2022), de Steven Spielberg

Alice – a mulher da filmografia de Martin Scorsese e a descoberta de um percurso temático entre Mean Streets a Raging Bull

O presente ensaio crítico pretende analisar em perspectiva algumas obras da década de 70 de Martin Scorsese, tendo em conta que foi o arranque de um conjunto de temas, constelação de caracteres de personagens, estilo de filmar e abordar a direção de atores, desenvolvidos ao longo da sua carreira.

Continuar lendoAlice – a mulher da filmografia de Martin Scorsese e a descoberta de um percurso temático entre Mean Streets a Raging Bull